Yoga e seus benefícios

Esse texto faz parte da coluna que a querida Dany Gonçalves escreve para os amigos do Yoga Journal.

Por Dany Gonçalves*

Quais os benefícios da Yoga?

Num primeiro momento, pode parecer um tema limitado, mas é exatamente o oposto, existem tantos benefícios que essa prática milenar nos trás, que temos assunto que não acaba mais.

Mas para entender esses tantos benefícios, é preciso primeiro deixar bem claro que Yoga não se limita àquelas lindas posturas que parecem muitas vezes impossíveis de se realizar. Os asanas, que significam “assento”, no sentido que a cada postura nos assentamos física, mental, emocional e energeticamente, são apenas a ponta de um gigantesco Iceberg.

Considero que os asanas sejam apenas a porta de entrada para um universo de possibilidades que descobrimos quando entendemos profundamente que Yoga significa “unificação” e que toda a Vida encontra-se nesse estado de união. Isso mesmo, toda a Vida é Yoga, e o que precisamos é apenas expandir as fronteiras das nossas mentes limitadas para perceber que tudo se encontra num estado de unificação.” Yoga é o movimento e a evolução da Vida em si mesma”.

Vejamos: Você conhece um estado mais unificado do que uma mulher grávida? Uma vida gerando outra vida, um corpo criando outro corpo… E não para por aí, já que esta criação se dá através de algo maior que nós mesmos, uma inteligência, uma força, um Deus, enfim, algo que está além da nossa compreensão. Mas o fato inegável é que viemos de um corpo humano e vivemos num corpo planetário que por sua vez vive dentro de um corpo cósmico e assim por diante.

realsignificadoyoga

Sabendo isso, que estamos todos unidos e integrados a sistemas que interdependem para sobreviver, percebemos que falar sobre os benefícios físicos do Yoga, é a mesma coisa que achar que Yoga são apenas os asanas.

Claramente, ao movimentar, alongar, aquecer, contorcer e nos colocarmos de cabeça pra baixo, nosso corpo todo será beneficiado. O corpo humano é um presente divino, e nele o divino habita, portanto o cuidado diário com esse complexo sistema orgânico é uma premissa para quem deseja viver bem. Mais do que isso, para quem deseja honrar a possibilidade de poder expandir todos os potenciais guardados nas nossas células.

Agora, pensando na quantidade de distúrbios físicos, emocionais e mentais que crescem a cada dia no nosso planeta, posso afirmar que a maior causa é a ilusão de separação que a maioria das pessoas imagina viver. Existe até uma síndrome com esse nome, “Síndrome da separação”; são pessoas que não conseguem se afastar muito das suas casas e familiares… Imagina isso? A ilusão é tão poderosa que a pessoa chega a pensar que ela pode morrer caso fique muito distante e sozinha das coisas e pessoas que a fazem sentir “seguras”.

A união da respiração

Como podemos nos sentir tão separados se estamos todos inspirando e expirando a mesma camada de ar na atmosfera? No mínimo estamos conectados através do ar que respiramos. E já que entrei nessa atmosfera, é justamente a respiração um dos mais poderosos fatores de cura e fonte inesgotável de energia vital que está disponível e acessível a cada um e todos nós! Falando de modo simples, temos uma energia vital, conhecida como prana, que fornece energia para o corpo e mente. Essa energia dá forças aos nossos pensamentos e intenções para que possamos realizar o que desejamos.

Sabendo dessa inesgotável fonte de energia, os antigos yogis desenvolveram uma técnica de exercícios respiratórios chamada pranayama. Há diversos tipos depranayamas e a maior parte deles nos leva a um estado de relaxamento energizado e nos sentimos realmente integrados aos aprofundar nossa capacidade de respirar.

Imagine o tamanho do benefício para a pessoa que se sente tão separada, começar a compreender e exercitar o estado de unicidade ao qual ela já se encontra. A única coisa que a separa desse estado é a mente que acredita estar separada.

Os benefícios do Yoga vão muito além de simplesmente desenvolver um corpo saudável; o Yoga é um sistema de cura quântica e ao acessar esse campo potencial, tudo se torna possível!

Começar aprendendo alguns asanas e depois alguns pranayamas já é um bom começo, muito melhor do que procurar um médico em busca de uma pílula milagrosa que solucione todos os nossos medos e problemas.

É lindo ver um corpo se transformando, se abrindo e encontrando novas possibilidades e muito mais liberdade de expressão. E como corpo e mente estão unidos, todo resultado físico tem um efeito psicológico, emocional e também químico e psíquico. Abrir espaço no corpo equivale a abrir espaço na mente!

O mais incrível de tudo isso é que a cada dia mais e mais pessoas buscam o Yoga sem saber direito o que é, como se faz, pra que serve. Mas a verdade oculta é que estamos todos querendo nos lembrar, querendo despertar dessa dolorida ilusão que nos separa da real felicidade, onde a integração é percebida, o amor é abundante e a felicidade flui.

Namastê

10687149_689820031112281_7814545624704549579_n

Dany Gonçalves*  está radiante na capa da Yoga Journal edição setembro 2014

é instrutora de yoga e está a frente do Espaço Una

Facebook: Una Yoga 

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?