Yoga restaurativo: uma viagem interna

Por Raquel Peres

yogarestaurativa

O yoga é muito mais do que uma atividade física associada à meditação. Yoga é comunhão desde sua raiz. A palavra vem da raiz sânscrita “yuj”, que significa união. A prática e a vida do praticante de yoga têm como propósito restaurar a comunicação dele com ele mesmo.

O yoga é uma viagem ao interior do indivíduo, para que ele encontre seu próprio destino e origem, sua alma. Essa viagem tem vales e cavernas, momentos fáceis e outros desafiadores. Existem vários caminhos e estradas que se complementam, como diferentes tipos de práticas terapêuticas e de yoga, que tenham a alma como propósito.

Eu acredito que o Yoga Restaurativo é uma estrada para o destino ALMA. Trata-se de uma estrada que comporta todos os veículos, pois o yoga restaurativo é para todos. Costuma ser uma estrada mais gentil, mas demanda entrega, permissão e compaixão por parte do viajante e do guia, o professor. O yoga restaurativo possibilita o percurso entre os vales mais iluminados e as cavernas, por vezes, sombrias. A prática tem o poder de despertar várias sensações e estimular sonhos, visões; é uma ramificação do Hatha Yoga, cuja prática física permeia o corpo material e atinge camadas mais sutis do indivíduo.

Os exercícios restaurativos se dão através da permanência em asanas (posturas) com auxílio de acessórios, que visam o alcance da postura e o conforto na mesma. Não há foco no alongamento ou no fortalecimento do corpo físico, mas sim na abertura e no profundo relaxamento. Estando o corpo relaxado, vários benefícios fisiológicos e sutis acontecem como: a diminuição da frequência cardíaca, da pressão sanguínea, da temperatura corporal, do tônus muscular e o aumento do contato com o seu inconsciente.

Faça as malas e experimente essa viagem que o yoga restaurativo propõe; uma viagem onde você tira a mochila pesada das costas, se deita e relaxa!

 

*Aprenda mais sobre como restaurar a si mesmo e ao outro no Curso de Yoga Restaurativo com Raquel Peres. Abordagem teórico-prática para todos os interessados incluindo teoria, técnicas e indicações de posturas, uso de acessórios, prática de ajustes e vivências. 

**Curso de Yoga Restaurativo em São Paulo (com certificado e apostila)

Local: Yoga.art – Rua José Ramon Urtiza, 901. Panamby.

Data e horários: 25 e 26 de Outubro (sábado e domingo) das 9h às 18h.

Investimento: 500,00 reais ou 450,00 reais à vista para pagamento até dia 1° de Outubro.

Saiba mais:

https://www.facebook.com/events/814366005261197/?fref=ts

2 Comentários

  1. Bom dia ! você da cursos de ioga restaurativa em são Paulo

    • Cristiana Roviralta diz:

      Ola Meire, tudo bem? Este post é de 2014. Você precisa entrar em contado com os professores ou procurar na nossa agenda. Que eu me lembre agora tem cursos com a professora Miila Derzett, Raquel Peres e Luciana Lobo. Namastê Titi

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?