Lendo agora
Yoga para crianças – Por Cassia Parmeggiani

Yoga para crianças – Por Cassia Parmeggiani

Nowmastê

9329881

O que fazemos quando queremos um jardim florido? Apenas jogamos sementes ao solo, ou procuramos conhecer sobre o solo, sobre as necessidades daquelas flores e plantas, sobre o ambiente onde ela irá crescer e como podemos auxiliá-las durante seu desenvolvimento?

Do mesmo modo que devemos ser cuidadosos e sensíveis ao cuidar do nosso jardim, o professor de Yoga para crianças utiliza os conceitos e ferramentas do Yoga para auxiliar no desenvolvimento da criança, preparando o complexo conjunto “corpo-mente-sentidos” da criança para que as sementes da vida possam crescer e florescer na forma de valores e ensinamentos fundamentais necessários para o amadurecimento ao longo da vida escolar e familiar, contribuindo para a formação da pessoa.

Na infância seu filho tem um potencial que nunca voltará a ter ao longo de sua vida. A estimulação adequada e sistemática, especialmente durante os primeiros anos, ajuda a desenvolver várias capacidades. Por isso, é recomendado que a criança cresça cercada por estímulos sensoriais e psicomotores. Isto é o que é conhecido como “aprendizagem precoce.”

Praticar Yoga desde criança ajuda a construir um comportamento saudável de se relacionar de forma respeitosa consigo mesmo e seu ambiente, de conhecer e cuidar de seu corpo para expressar e exercitar a sua concentração, criatividade e memória.

A prática incentiva hábitos posturais e movimentos saudáveis que ajudam a manter os músculos flexíveis, a desenvolver força e resistência e manter a amplitude de movimento nas articulações.

Outra contribuição importante do Yoga para crianças é o hábito de sempre respirar pelo nariz, desenvolvendo a capacidade pulmonar completa, e também como uma ferramenta que traz quietude e serenidade. Estimular os sentidos em duas direções: para perceber e distinguir as sensações que vêm do ambiente e que vem do corpo.

As crianças aprendem a amar e respeitar, a relaxar em momentos de tensão ou estresse, a se concentrar quando uma tarefa requer mais atenção, a se relacionar harmoniosamente com seu semelhante e com o meio ambiente, a cuidar de seu corpo e saúde, e através deste aprendizado desenvolver seu potencial.

O que trabalhamos nas aulas de yoga para crianças?

*Posturas físicas(ásanas) – Através deles trabalhamos equilíbrio, força, psicomotricidade, consciência corporal etc…

*Respiração(pranayamas)– A partir da respiração correta e de técnicas respiratórias, trabalhamos além do uso da capacidade completa pulmonar, o estímulo do controle da calma e das sensações através do silêncio e da concentração, utilizando recursos lúdicos para tornar mais interessante para a faixa etária trabalhada.

*Meditação– Através deste recurso estimulamos o silêncio, apaziguamos a mente e a respiração, concentração, utilizando músicas, vizualizações, histórias, construção de mandalas etc.

*Relaxamento– A partir do silêncio e da quietude, as crianças experimentam relaxar corpo e mente, ouvindo e visualizando sem fazer nada. Aprendendo assim a controlar seus impulsos e sensações através do “não fazer nada, sentindo tudo”.

*Estudo dos yamas e nyamas ( o que devemos e o que não devemos fazer)- Utilizando recursos didáticos e lúdicos será apresentado aos alunos os sutras de Patanjali, o “criador” do yoga. Serão abordados os verdadeiros propósitos do yoga, que é cuidar-se bem, amar ao próximo e viver em paz e equilíbrio…

*Construção de mandalas – Este recurso é utilizado para estimular nas crianças a concentração, o cultivo do silêncio, a criatividade, a cooperação, o lúdico e a arte.

Além de todos estes recursos, nas aulas sempre serão abordados conforme o tema jogos, brincadeiras, música, contos, teatro, fantoches, tudo de acordo com a faixa etária do aluno para que seja sempre atraente e significativa.

Por que yoga para os pequenos?

Calma e equilíbrio são, provavelmente, as primeiras palavras que vem a mente dos pais quando falamos em Yoga para Crianças. As crianças são sempre lembradas por sua imensa energia e agitação e apesar de admirarmos essa qualidade é importante que seu filho tenha a capacidade de permanecer focado e atento quando necessário.

Para aqueles pais que procuram uma maneira de melhorar a concentração do seu filho o Yoga pode ser a resposta para você. Pesquisas comprovam que o Yoga para crianças ajuda a melhorar a sua flexibilidade, saúde, equilíbrio, entre muitas outras coisas.

Ao assistir uma aula de Yoga para Crianças, você irá perceber que esta não é igual ou sequer parecida as aulas para adultos, ou seja, totalmente silenciosa, com a professora falando para dar instruções. Quando trabalhamos com crianças é mais importante ser um facilitador do que um professor. Orientar para as posturas tendo em mente o que é confortável para ele ou ela. Além disso, incorporar palavras e sons aos movimentos para uma conexão mais profunda com as posturas, adicionando elementos lúdicos e interativos mantendo a criança envolvida e focada para que possam ter uma melhor compreensão do Yoga e como isso pode ser usado no seu dia a dia.

Assim trabalhamos não somente as posturas, mas também relaxamento, técnicas de respiração e meditação que irão ajudá-los a se tornar crianças mais centradas, calmas e acima de tudo seguras de si.

Cassia Parmeggiani – Criadora do método Pequenos Yogis – yoga, educação e arte

www.pequenosyogis.com.br

Vá para cima