Yoga é união, mas o que isso quer dizer?

Por Liz McCollum Lord via Blog Spirit Voyage, tradução livre Nowmastê

Foto: Kike Vega on Unsplash

É comum ouvir nas aulas de Yoga que a palavra Yoga significa união. A origem vem do sânscrito unir. E Patanjali frequentemente é creditado como tendo sido o responsável por dar à palavra um significado mais filosófico e espiritual e que é usado na maioria dos estúdios de Yoga. Mas o que isso realmente significa?

Se alguém começar a praticar Yoga irá de uma hora para outra deixar para trás sua identidade e se unir a alguma forma estranha de esoterismo da antiga Índia? A resposta é não.

O Yoga pode sim ser uma prática espiritual, mas não precisa ser. E é aí que está a sua beleza. O Yoga te dá aquilo que você procura nele. Então, algumas pessoas podem praticar somente em busca de benefício físico, para aliviar o stress ou para se conectar com Deus. Mas, independentemente de qual seja o seu objetivo, o Yoga vai te ajudar a vivenciar uma profunda sensação de união e conexão com aquele aspecto de si mesmo que você está procurando.

Corpo

O Yoga te convida a conhecer seu corpo intimamente. No dia seguinte a uma prática intensa, quando tudo doer, você irá ser apresentado a músculos no seu corpo que nunca sonhou existir. Através de pranayamas você vai descobrir sua capacidade pulmonar. O bacana do Yoga é que ele nos une a nosso próprio corpo e nos conecta com a nossa constante habilidade de mudança. É por isso que, às vezes, é tão fácil entrar em uma determinada postura, mas em um outro dia precisamos de várias tentativas para fazer a mesma coisa. Tem dias que você se sente incrível na postura do Camelo, em outros você mal consegue arquear as costas.

O Yoga já ajudou milhares de pessoas a se curarem fisicamente e a amarem mais seu corpo, e a melhor maneira de unir seu corpo a você é através de uma prática regular, seja ela ao vivo ou online.

Mente

Se você é novo no Yoga, poderá achar estranho ouvir as pessoas se referirem a tal “mente de macaco”. Esse é o nome que se dá àquela tendência da nossa mente de pular de um pensamento a outro como se fosse um macaquinho indo de galho em galho. Você entenderá o que é isso, quando perceber que em vez de focar na sua postura ou na sua meditação você está mentalmente fazendo a do supermercado. Para muitas pessoas, principalmente para quem está começando, chega a ser desanimador perceber como é complicado controlar a mente. Mas essa constatação é parte importante na conexão com a nossa mente. Afinal, não podemos abraçar aquilo que não enxergamos. A meditação é uma maneira especial de conhecer a nossa mente e, se você utilizar mantras, pranayamas e asanas, terá muitas ferramentas para conquistar o seu reino.

Emoções

Tantas e tantas pessoas levam suas vidas isoladas do coração, sem se dar conta das emoções profundas que estão escondidas abaixo da superfície. O Yoga te oferece a oportunidade de se conectar com as suas emoções e vive-las com mais plenitude. Às vezes, pode ser um pouco assustador confrontar nossas feridas, raivas e medos, mas só conseguimos curar nossas emoções e viver com o coração se as conhecermos. Existem inúmeras meditações que podem nos ajudar a nos unir com o nosso coração e viver a vida à partir dessa conexão.

Espírito

Este é, possivelmente, o aspecto mais difícil para as pessoas que estão começando no Yoga. Entoar palavras em uma língua estrangeira pode ser esquisito; imagens de deidades com cabeça de elefante e mestres de turbante podem parecer misterioso e até ameaçador. Mesmo assim, praticar Yoga não vai te transformar em um hindu, sikh, budista ou nada parecido. Ao invés disso, o Yoga vai te oferecer a oportunidade de se desfazer de algumas camadas do Ego para se conectar com o Sat Nam, sua verdadeira identidade. Para alguns, isso pode se manifestar em um sentimento de conexão com uma figura divina ou com o mundo ao seu redor. Para outros, pode ser aquela experiência interior de paz e força que eles não sabiam possuir. Seja qual for o caso, o Yoga nos oferece a chance de sermos seres de luz e amor para nós mesmos e para as pessoas a nossa volta.

Comunidade

Até para aquelas pessoas que se sentem preenchidas com uma prática individual em casa existe um sentimento incrível em se conectar com a comunidade do Yoga. Seja por meio das aulas, de kirtans ou de outros eventos, se encontrar, mesmo que online, com pessoas que pensam da mesma forma nos ajuda a aprofundar nossa prática e a expandir o coração.

Artigo original aqui.
Tags: ×

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?