WeMind – o aplicativo da meditação descomplicada

Hoje, todo mundo fala em mindfulness (atenção plena) e da sua importância para a saúde mental, mas para a grande maioria das pessoas o tema ainda parece muito distante. Seja por falta de informação ou por falta de um acesso simples e descomplicado para pessoas, que não querem se envolver com religião, mudar o estilo de vida e ainda, a justificativa mais usada, não tem tempo ou dinheiro para fazer um curso.

Parece que ninguém terá mais desculpas depois do WeMind. Dica da nossa amiga e colaboradora no Nowmastê, Ana Cristina Koda, este novo aplicativo de meditação mindfulness é o primeiro a ser produzido por 2 psiquiatras da USP, e tem o seu download (para android e IOS) e o primeiro ciclo de aulas e meditações gratuito. Além disso, os valores para assinatura e acesso aos demais ciclos são muito acessíveis.

Nós já testamos e gostamos muito. Temos certeza que o WeMind será de benefício para muitos dos nossos leitores. Aproveitem!

Dois médicos apaixonados pela mente e seus caminhos, Dr Marco Antonio Abud e Dr Bruno Machado, após um aprofundamento pessoal na prática de Meditação e no Mindfulness ou Atenção Plena, “sentindo na pele” os seus resultados, além de estudar as inúmeras pesquisas existentes, resolveram tomar a iniciativa de facilitar o acesso a estas práticas, através de um aplicativo.

Na sua história profissional, o Dr Marco Antonio já tinha como hábito usar da tecnologia e transmitir conhecimento através de vídeos, para facilitar a vida dos seus pacientes e de um grande número de pessoas, ainda com muitas dúvidas a respeito da saúde mental e os seus tratamentos. Neste contexto, começar a gravar vídeos sobre meditação foi algo natural e daí já era dado o primeiro passo para começar a vislumbrar algo que descomplicasse o tema, dando suporte mais diretamente para a meditação em si e estimulando as pessoas para a prática.

Uma pesquisa de Harvard de 2010, demonstrou que nós passamos 47% do tempo pensando em coisas que não estão acontecendo no momento presente e esse tipo de distração é um dos maiores fatores que levam as pessoas à sentimentos de tristeza e ansiedade nas pessoas.

A meditação mindfulness é o método mais estudado e eficaz para nos conectarmos ao presente e conquistarmos um sentimento de Calma, Foco e Entusiasmo em vários momentos de nossas vidas. Mas como começar a meditar nessa rotina frenética e multitarefas que vivemos?

Por isso, o aplicativo WeMind é como um guia prático para introdução à meditação, com práticas dirigidas à várias questões comuns no dia-a-dia das pessoas. O WeMind ensina você a meditar em 7 passos, em poucos minutos ao dia. No WeMind, você tem meditações guiadas de 1, 3 e 5 minutos, e ainda pode habilitar ciclos de meditação que podem melhorar, de forma comprovada, várias áreas da vida como: Foco, Sono, Alimentação, Ansiedade, Stress, Medo de Voar, Tensão Pré-menstrual e muito mais.

O WeMind ainda possui agenda para as você sempre lembrar de praticar, que guarda o seu histórico de meditações feitas, um check up de humor para você acompanhar os benefícios da prática e os assinantes ainda terão uma nova meditação a cada 15 dias.

O WeMind é o primeiro aplicativo de meditação nacional feito por médicos da USP, que acreditam que este é um dos caminhos mais seguros e econômicos para cuidarmos da saúde da nossa mente e do nosso bem-estar em geral. Afinal, como já diziam antigamente: “Mens sana in corpore sano.”

Mais alguns dados sobre Mindfulness:

1. Mindfulness foi considerada a técnica com melhor custo versus benefício para prevenir quadros de depressão pelo sistema de saúde britânico.
2. Praticando Mindfulness durante 4 dias, já é possível sentir uma melhora na atenção e na execução de tarefas.
3. As pessoas que praticam Mindfulness tem 5 vezes mais chance de agirem com Compaixão e Empatia aos outros.
4. Quem pratica MindfulEating apresenta uma diminuição em 20% das calorias ingeridas por refeição
5. Melhora do sistema imunológico
6. Melhora na habilidade de lidar com dores crônicas
7. Diminuição comprovada dos níveis de ansiedade e stress

Fontes:

1.https://www.nice.org.uk/guidance/cg90/chapter/1-guidance ( item 1.9.1.8)
2.http://www.i3mindware.com/increase-iq/mindfulness-cognitive-efficiency/
3.https://www.theatlantic.com/health/archive/2015/07/mindfulness-meditation-empathy-compassion/398867/
4. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3259454/

Assista ao vídeo que fala um pouco sobre a historia do aplicativo WeMind, juntamente com um tutorial de como utilizá-lo:

Aqui mais vídeos do canal no youtube que explicam o app e demonstram as meditações curtas:

– Animação de como o App Funciona:
https://www.youtube.com/watch?v=zoAJy-AOVWk

– Como o Mindfulness Age Reprogramando nosso Cérebro: https://www.youtube.com/watch?v=edThRLHX7as&t=69s

– Benefícios do Mindfulness:
https://www.youtube.com/watch?v=GxQxtu9RBfw

– Meditação de 3 min:
https://www.youtube.com/watch?v=yz6M5rzAyzE&t=11s

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