Lendo agora
Você sabia que temos 8 tipos de fome?

Você sabia que temos 8 tipos de fome?

Nowmastê

Por Luiza Camargo Mendes*

fome

Você já ouviu a expressão “comer com os olhos”?

Além da fome dos olhos, temos a do nariz, ouvidos, boca, estômago, células, mente e coração.

Nossa! Não imaginava que tinha tantas fomes?

E quando entramos em uma padaria, é difícil de resistir a um pãozinho, não é?

Quando nos alimentamos temos que levar em consideração todas essas fomes e entender como que cada uma atua e nos influencia. A Alimentação Consciente nos auxilia a identificar e perceber essas fomes, pensamentos, emoções e sensações.

Tem uma frase Zen que diz: “Quando tiver fome, apenas coma.”

Parece muito simples, mas não é. Quando crianças comemos de forma intuitiva, mas ao crescer, o comer ganha outros significados: acalmar, recompensar, entorpecer, distrair, procrastinar, entreter, seduzir e até punir.

A Alimentação Consciente – Mindful Eating é aprender a perceber e respeitar nossas fomes, antes, durante e após as refeições. Com isso, saímos do modo piloto automático e notamos as escolhas que iremos fazer.

No Programa Alimentação Consciente – Mindful Eating – vamos despertar a atenção para as fomes no nosso corpo, mente e coração. O Programa pode ser individual ou em grupos.

Luiza Camargo Mendes
*Luiza Camargo Mendes é nutricionista (CRN 3 – 21165) e acredita na união da Nutrição, Mindful Eating e Meditação. O alimento é um veículo para nutrir o corpo e a mente e, também um reflexo de como lidamos com nossas vidas. Na sua trajetória é pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento e com especialização em Nutrição Desportiva. Realizou o treinamento em Mindful Eating-Conscious Living com Jan Chozen Bays e Char Wilkins.

Contatos:

www.luizacamargo.com.br

[email protected]

Referência:

BAYS, J. C. Mindful Eating. Shambhala, 2009.

Vá para cima