Lendo agora
Você sabe a diferença entre Empatia e Simpatia?

Você sabe a diferença entre Empatia e Simpatia?

Avatar

Por Gabi Picciotto*

empatiavssimpatia

Vivemos em sociedade e por isso estamos grande parte do nosso tempo nos relacionando com outras pessoas. Nesse contexto, saber lidar bem com os demais deixa de ser um capricho e passa a ser uma necessidade para quem quer ser bem sucedido em qualquer esfera da vida.

Sem dúvida, relacionamentos e interações interpessoais são atividades complexas que exigem tempo e energia. No entanto, existem duas expressões que se bem entendidas, podem ajudar e muito: a empatia e a simpatia.

Você sabe a diferença entre as palavras empatia e simpatia? Na correria do dia a dia, é comum acabar se confundindo, achar que alguém é empático pois a pessoa foi simpática com você ou ser empático com alguém por ter simpatizado com aquela pessoa.

Compreender o significado de cada uma dessas palavras e as diferenças em suas aplicações pode ser a peça chave para os seus relacionamentos.

Segundo o dicionário:

Simpatia: atração que algo ou alguém é capaz de provocar em outra pessoa.

Empatia: capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias.

Ou seja, em palavras mais informais, simpatizar com alguém, é gostar daquela pessoa. Falamos que uma pessoa é simpática, quando ela é agradável, quando as pessoas gostam de estar em sua companhia.

Já praticar a empatia, é praticar o ato de se colocar no lugar de outra pessoa, é literalmente se imaginar nas circunstâncias daquela pessoa, tentar pensar, imaginar, falar, como se fosse aquela pessoa.

É natural, ser mais fácil praticar a empatia com pessoas que temos afinidade, ou seja, eu me identifico com aquela pessoa e, assim, acabo naturalmente me colocando no lugar dela para entender as situações que ela está vivenciando.

A verdade é que nem sempre vamos simpatizar com todas as pessoas, até o contrário, são algumas apenas as pessoas que sentimos afeição por e muitas as que sentimos alguma indiferença ou até antipatia. E tudo bem! Ninguém é obrigado a gostar ou se identificar com todo mundo, somos todos diferentes e muitas vezes as diferenças nos causam estranheza. Claro, isso não significa que podemos ser mal educados ou desrespeitar os demais.

Ok, a simpatia não é algo que provavelmente iremos sentir por todos, mas a empatia pode e deve ser praticada com qualquer um. Quando praticamos a empatia, aprendemos a ser mais tolerantes e flexíveis com os demais. Nos abrimos para as opiniões alheias e passamos a compreender mais o outro. Você se coloca no lugar dele, vê o mundo pelos olhos dele e percebe como é diferente do seu, entende muitos porquês, ganha compreensão e clareza de muita coisa.

Se queremos melhorar nossas relações pessoais, é muito importante que tentemos ao máximo praticar a empatia, procure se colocar no lugar das pessoas a sua volta, procure entender a realidade delas e, literalmente, se imaginar como elas.

E claro, tentar ser simpático com os demais, sempre ajuda!

Gabi-Picciotto-2

Apaixonada por pessoas, eclética e idealista por natureza,  Gabi sempre acreditou que qualquer um podia tirar seus sonhos do escuro, bastava que escolhesse esse caminho. Resolveu tornar seu sonho uma realidade e fundou o The Sun Jar (www.thesunjar.com), um movimento focado em motivar e inspirar pessoas a tirarem seus sonhos do escuro. Atua como coach integral, escritora, palestrante e consultora.

contato: [email protected]

Créditos da foto: https://www.flickr.com/photos/hyau/

Vá para cima