Lendo agora
Você é ou não o dono da sua vida?!

Você é ou não o dono da sua vida?!

Avatar

“Nada lhe pertence mais que seus sonhos.” Nietzsche

Por Thianne Martins*

Como seus pés tocam o chão? Tudo que precisamos saber e decidir é expresso pelo nosso corpo.

Você se sente firmemente apoiado sobre a terra? Você está aqui, neste mundo?

Hoje quero falar sobre algo que sinto em mim e que acredito que muita gente sinta também.

É fácil perceber que o mundo nunca esteve tão complexo! Por mais que seja incrível toda a tecnologia que temos disponível, nunca estivemos tão complicados…

Agora mesmo, enquanto escrevo, sinto uma tentação imensa em olhar o celular que está ali, vibrando. Quase tenho que segurar minha mão.

Os pensamentos “urgentes” pulam na minha frente e eu quase paro pra abrir mais uma aba no navegador. Como diz uma de minhas mestras, a futurista Lala Deheinzelin, estamos sofrendo de uma nova doença: a multi-abia disfuncional.

Mas… Como anda o fazer? O realizar?

Como seus pés tocam o chão?

Estou falando dos pés mesmo, do corpo físico… Afinal, a expressão “pé no chão” quer dizer contato com a realidade, com a vida prática, pulsante, encarnada.

Não digo com isso, que precisemos deixar de sonhar, muito pelo contrário!

Mas sonhar por si só, sem concretizar, uma hora vira frustração…

É hora de voltar pro corpo, minha gente!

Começar a tomar nas mãos os seus sonhos e agir!

E o sonho pode ser qualquer coisa… algo grandioso e de prazo mais longo ou uma mudança de atitude diária.

Mas por onde começar?

Ao longo do que venho estudando em psicologia e, especialmente nos assuntos relativos à psicoterapia corporal, venho aprendendo que tudo que precisamos saber e decidir é expresso pelo nosso corpo.

Como você anda?

Você dá passos inteiros, passando desde o calcanhar até a ponta dos pés?

Ou você pisa sobre os calcanhares? Talvez esteja pensando muito, mas deixando de se mover adiante? Tem algum medo aí? Está indeciso?

Ou pisa só nas pontas? Está ansioso, correndo atrás do futuro, tentando alcançar algo que parece distante?

Quem sente os pés no chão, firmes e caminha com passos completos, está presente!

Perceba como é a sua respiração? O que ela diz sobre sua pressa ou sobre a falta de contato com a própria vida?

Você está aqui mesmo?

Passe a se perceber mais e, naquilo que desejar mudar, passe a fazer pequenos acordos internos… Acordos com você mesmo!

Por exemplo: se você se sente raivoso com frequência, que tal um acordo consigo mesmo de não descontar sua raiva no trânsito?

Você pode escolher, ao invés disso, quanto estiver com raiva, tomar um banho morno ou mesmo colocar as mãos sob a água da torneira, sentindo o fluxo e permitindo que a água leve um pouco da raiva… Talvez aulas de natação também ajudem a dar mais fluência na vida…

Perceba a mudança de respiração nos momentos de fortes emoções e comece a levar conscientemente o ar mais profundamente nos pulmões.

Desenhe uma mandala, ou mesmo rabisque… Deixe o movimento das mãos fazer sair o que está sentindo, de um jeito saudável!

Que tal começar a perceber seu corpo a partir de hoje?! Ele, com certeza, tem muito a te contar! Ele gosta do dinamismo, se sente bem em movimento, realizando, se expressando!

Ele é seu! Cuide! Viva nele! Alegre-se! Sinta! Tenha prazer… No agora! No presente!

Só quem está no corpo pode transcender!

PS: Este texto veio inspirado pela aula que tive num final de semana com a psicoterapeuta corporal Frieda Souza! A Frieda minha gratidão!

*Terapeuta, coach sistêmica, especialista em Eneagrama e Psicologia Transpessoal. Tem como missão de vida cuidar de pessoas, para que realizem as transformações que desejam em suas vidas e relações e tornem-se líderes de si mesmos, vivendo com inteireza e plenitude,

Atende individualmente e ministra cursos de Eneagrama para grupos e equipes de empresas.

Seu trabalho é cuidar de pessoas, através do coaching sistêmico, terapias, grupos de meditação, práticas e cursos de Eneagrama e da cuidadoria, uma organização de educação experiencial, voltada a transformar os ambientes através das relações!

É sócia da cuidadoria, empresa que desenvolve pessoas e equipes e líderes para relações mais harmônicas, criativas, produtivas, com propósito e bem-estar.

Estudou Psicologia Transpessoal na Associação Luso Brasileira de Transpessoal, Master Coach, Mentor e Counselor, Eneagrama e suas aplicações com indivíduos, grupos e organizações, Futuro e Novas Economias, Empreendedorismo Criativo, entre outras ferramentas. Estuda Arteterapia e terapia com mandalas.

Contatos:
Telefone: (11) 9 4887 0841
E-mail: [email protected]
Redes sociais: Facebook, Instagram.
Vá para cima