Vesak – o que é e como se comemora o Dia do Buda ou Wesak

O Vesak é um dos mais importantes festivais Budistas. Ele também é conhecido como o dia de Buda ou Wesak. Neste dia comemora-se o aniversário de Buda e, algumas tradições também celebram sua iluminação (quando ele finalmente descobriu o sentido da vida!). Este é também um período para se refletir a respeito dos seus ensinamentos e o que significa ser budista.

Qual a história do Vesak?

No Budismo não se tem um Deus único criador do universo e tudo mais. A maioria dos budistas acredita nos ensinamentos de um homem chamado Sidarta Gautama – também conhecido como o Buda.

Sidarta foi um príncipe nascido numa família muito rica, no hoje chamado Nepal, no século V A.C.. Ele entendeu que riqueza e posses não eram garantia de uma vida feliz e largou tudo para ir atrás do verdadeiro significado da vida. Depois de 6 anos vivendo e viajando sem nada além da roupa do corpo, através da prática da meditação, Sidarta Gautama atingiu a plena consciência espiritual, a iluminação e, por fim, entendeu o significado da vida.

Foi assim que ele se tornou o Buda e passou o resto de sua vida ensinado o que tinha aprendido. Mais do que um nome, Buda é um título que significa o desperto, o iluminado.

Quando é o Vesak?

A data do Vesak muda a cada ano, pois ela é celebrada na primeira lua cheia do antigo mês lunar chamado Vesakha, que geralmente cai em maio ou princípio de junho. Em 2019 ela acontece em 18 de maio.

Como é celebrado o Vesak?

Cada cultura Budista – principalmente na Índia, Tailândia e Coreias do Norte e Sul – tem suas próprias tradições para este dia. Normalmente ela inclui entoar mantras, meditar, refletir sobre os ensinamentos budistas e levar oferendas aos templos. As casas são decoradas com lanternas e as pessoas usam vestes especiais brancas e participam de procissões. Neste dia também muitos despejam água nos ombros de Buda, no chamado banho do Buda, para lembrar as pessoas de limparem suas mentes dos pensamentos de apego, raiva e medo.

Traduzido do Newsround da BBC.
Tags: ×

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?