Trataka, a pratica que faz bem pra saúde dos olhos e da alma!!

Trátakas são técnicas de fixação ocular em algum objeto. Ela tem o objetivo tonificar nervos e músculos ópticos, assim como ajuda a descansar as vistas. É ideal para quem passa muito tempo em frente de um monitor de computador.

Na Trataka sem piscar deve-se olhar um objeto até que as lágrimas comecem a escorrer dos olhos.

É chamado Trataka, pelo sábio.

Pela pratica constante de trataka, facilita-se Shambhavi mudra, as enfermidades dos olhos são curadas e adquire-se acuidade visual.

Denomina-se Kriya porque lágrimas limpam os olhos.
Em Kaivalyadhama, comprovou-se que também atua como processo de limpeza psicológica. Observou-se que durante a pratica inicial de Trataka, a mente subconsciente e a inconsciente são ativadas, e isso ajuda a trazer à consciência certas experiências reprimidas.
Por sua pratica regular, pode melhorar problemas de miopia e hipermetropia, especialmente se são colocados vários objetos a diferentes distancias, podendo combinar um olhar fixo num objeto próximo e noutro mais distante. Deve-se praticar com cuidado, já que pode produzir hipnose.

Há vários tipos de Trataka:
1) olhos fixo na ponta do nariz
2) entre as sonbrancelhas
3) no ombro esquerdo
4) no direito
5) nos diferentes objetos, como: chama, luz, água, sol, lua, etc.

Trataka

Essas praticas são denominadas drsti; e finalmente Trataka interno.

Há uma relação sutil entre a visão e o ajna chakra (entre as sobrancelhas).

O domínio de Trataka leva a shambhavi midra. A ideia é que, se o olhar está fixo, também o está a mente, já que o fluxo de pensamentos se aquieta. Todas as praticas descritas pelo Gerandha Samhita são” purificações”, no mais amplo sentido. Os yogins tratam de converter seu corpo num corpo diamantino, para que esteja apto a realizar as mais elevadas possibilidades. A pureza leva à fortaleza. O tempo é um processo muito importante na libertação que propõe o Yoga. Um corpo saudável e uma vida longa não só provêm de uma boa base para as praticas aos yogins, mas, também, tempo para realizar transformações.

Fonte: A Essência do Hatha Yoga
Hatha Pradipika – Gheranda Samhita – Goraksha Shataka
Alicia Souto
Adaptações técnicas
Marcos Rojo

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?