Transcedental – Por Ana Lucia Drechsler

unnamed-2

Transcedental. Essa é a palavra que resume  a experiência que tive ao escrever esse post.

Após algumas leituras e pesquisas, iniciei o texto e acabei trocando o teclado pelo lápis. Colori a mandala do Cotidiamo – como um aquecimento, uma preparação para as palavras virem mais de dentro. Procurava obter uma conexão com a energia desses símbolos ancestrais.

unnamed-1

Mandala é uma palavra da língua sânscrita que significa círculo. Segundo o dicionário é um diagrama geralmente circular e com formas geométricas, que representa o universo. Existem outras interpretações: concentração de energia, conceito da totalidade, retrato da dinâmica relação entre o homem e o cosmo…

Ela foi, e ainda é, símbolo de expressão religiosa, filosófica e artística de diversas culturas em variadas épocas. O calendário Maia, os desenhos rupestres, o símbolo taoísta do yin e yang, os yantras indianos, as rosáceas de famosas e antigas catedrais são alguns exemplos de mandala.

O psiquiatra suíço, Carl Gustav JUNG,  transportou-as para à área terapêutica. Ele estimulava seus pacientes a desenhá-las como forma de tratamento que ainda hoje é muito usado na psicologia junguiana. Jung tinha o costume de desenhar mandalas todas as manhãs e acreditava na sua eficácia em conservar ou restabelecer a ordem psíquica “ É um meio de comunicação do inconsciente com o consciente”.

unnamed

De fato, é uma imagem cheia de mistério e força. Além de acalmar, centrar e apurar a percepção, conforme chegamos ao centro do desenho temos a sensação de voltarmos a um tempo distante – paradoxalmente próximo. Um lugar secreto porém não desconhecido, que diga-se de passagem, vale a pena ser explorado.

 

unnamed-2

 

A intenção desse post, era “apenas” trilhar o caminho em direção  ao universo da arte (no caso, colorindo), mas nas adjacências encontramos os encantos deslumbrantes da mandala. Coisas do destino.

 

 Ana Lucia
 *Ana Lucia jornalista, pós graduada em moda e com formação em Yoga. Casada, três  filhos. Brasileira e há quatro anos mora na Alemanha. Escreve no Blog Cotidiamo.
 Aqui dois presentes da Ana Lu: link para colorir. Imprima numa folha (A4) e aproveite!
unnamed
unnamed

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?