Por Bianca Simões Domingues*, da Aliança do Yoga**
A Aliança do Yoga foi criada com o intuito de unir instrutores e professores, fortalecer e propagar os ensinamentos milenares do Yoga, prezando pelo compromisso e responsabilidade na transmissão de seus preceitos teóricos e práticos.
O advento tecnológico é um processo irreversível que facilitou muito o acesso das pessoas a diversos tipos de conhecimentos, e é fato indiscutível que hoje muita gente conhece o Yoga através da Internet, e isso pode ser altamente benéfico.
Contudo, visando lucro e renda, observa-se que o Yoga virou um tipo de produto a ser vendido pela Internet, muitas vezes de forma absolutamente distante do que aprendemos a partir de Escrituras Sagradas e mestres experientes.
Desta forma, na minha opinião, uma formação para instrutores de Yoga 100% online, não deve ser considerada um investimento que garanta certificação ou credibilidade profissional.
Você se trataria com um médico formado via online? Dificilmente, certo? O exercícios de algumas profissões requer uma experiência diferenciada.
A vivência do Yoga que fará florescer um bom instrutor pede uma proximidade entre professor e aluno, o contato olho no olho, a troca de energias.
Nada substitui a vibração do Om em conjunto com as outras pessoas que estarão ali, caminhando com você. É muito comum aprendermos, também, com nossos colegas de formação, todo ser humano que está em busca de um caminho como o Yoga pode ter muito a oferecer. Ali aprendemos e sentimos a importância de participar de uma sangha!
E não é possível de se ter esta experiência apenas estudando sozinho, por mais esforçada que uma pessoa possa ser.
Há muito a ser transmitido e há muito a ser aprendido para que você possa estar preparado para ensinar outras pessoas.
São princípios filosóficos tão profundos que não se aprende simplesmente a partir de uma leitura seca e fria, em uma tela do computador. São sutilezas no aprendizado que se reforçam nos mantras cantados em conjunto.
São posturas e sequências que jamais serão aprendidos sem as devidas correções, que virão dos olhos atentos de seu professor. Presencialmente o professor transmite sua experiência para que você aprenda a enxergar os diferentes tipos de corpos, os cuidados necessários e os ajustes cabíveis a cada um, na execução dos ásanas. E infalivelmente você terá dúvidas, e seu professor estará ali para esclarecer, e assim o verdadeiro aprendizado acontece.
A Aliança prima pela qualidade, por padrões mínimos exigidos para que professores de Yoga possam exercer a atividade.
E, como já dito, a tecnologia pode ser benéfica e há uma tolerância para que essa transmissão de conhecimentos aconteça pela via não-presencial. Isso dependerá da avalição criteriosa acerca da matéria e da carga horária a ser transmitida por este meio.
Você pode conferir os padrões mínimos para formações em nosso site, assim como as formações que já são certificadas.
Fique de olho, e em caso de dúvidas, entre em contato conosco!
*Bianca é praticante de Yoga há 20 anos, concluiu sua primeira formação como instrutora em 2011, preside o Conselho Técnico da Aliança do Yoga e está a frente do espaço Gaia Yoga, no município de Itararé/SP. Atualmente está se graduando em Fisioterapia e dá aulas regulares no Studio Saúde Pilates e na Move – Pilates. (11) 98450-4512 – https://www.facebook.com/gaiayogabrasil/.
**A Aliança do Yoga é uma organização autônoma que fornece apoio e assessoria a todos os instrutores de Yoga, estabelecendo padrões mínimos de formação profissional e estimulando a educação contínua dos profissionais de Yoga. Aberta a todas as tradições, instituições e organizações, assim como também a profissionais independentes. A Aliança respeita e apoia as diferentes tradições yogues e mantém um registro nacional de instrutores atuantes que aceitam e respeitam os padrões mínimos estabelecidos.
Perfeito… 🙏🕉🌻
qual o valor do curso?