Sobre projeções e expectativas

Por Ana Paula Fantin*

Assunto difícil de ser falado, uma vez que não sou expert no mesmo, afinal, lido diariamente com as minhas. Mas escrever e falar traz luz às nossas questões. E é disso que se trata o caminho da espiritualidade, jogar luz sobre a nossa sombra.

Quando somos contrariados nós estamos, em primeiro lugar, falando de um lugar em nós que esperava algo e não sobre o fato de que a pessoa envolvida tenha nos feito mal.

Independente do que isso possa parecer, em muitos poucos casos a pessoa age para nos frustrar, a menos que se tratem de seres que não estejam comprometidos com o amor e a união. Portanto, é preciso estar muito saudável e bem resolvido consigo mesmo para não se chatear com as atitudes dos outros. E cá entre nós, que tarefa difícil!!

Mesmo que inconscientemente, o ser mais evoluído de todos pode criar expectativas em algum nível. Talvez o segredo seja identificar qual parte de nós é carente de algo e que pode ser ferida quando o outro age.

Sem autoconhecimento, ou seja, um caminho longo de entender sua própria história, isso não será possível. Como diz uma amiga minha: mãos à obra! Pá e enxada na mão para revirar nosso solo que, por tantas vezes, é infértil.

É preciso muita maturidade para entender que o outro pode nos amar da maneira mais completa possível mas, ainda assim, trazer decepção. E isso não quer dizer nada a não ser que trata-se de um ser que também encara sua própria jornada e lida com infinitas projeções.

Quando estamos com a visão clara, chega a tornar-se até mesquinho o fato de esperar que o outro nos corresponda. Mas isso requer, de certa forma, se colocar em segundo plano. Frase forte, né? Afinal, fomos criados e condicionados para sermos a prioridade dos outros. Mas a real não é essa. É preciso desapego e desidentificação da situação para olhar adiante.

A prioridade tem de ser nós mesmos pois uma hora nos é possível compreender que se o outro não está saudável e fazendo o que quer da sua vida, logo, em algum momento, isso refletirá em nós e no relacionamento.

Assim como aquela instrução da máscara de oxigênio do avião que diz que: primeiro coloque a máscara em você e depois lide com o outro, faço uma metáfora e penso: primeiro esteja saudável ou trabalhe diariamente para isso e, depois, queira e permita-se estar com alguém.

A vida é um grande mistério e nessas horas eu penso que o mais importante não é sobre o fato de nunca ter de lidar com essas expectativas e projeções mas, sim, saber quando estamos nos identificando com elas e, o essencial, por que estamos nos identificando.

E depois de entendido, vale digerir, jogar fora ou dar outro sentido.

Pouca coisa pode ser resolvida de fora para dentro. Pouca coisa se trata só do outro. Pouca coisa essa, mas que pode ser tanto dentro da gente.

Olhando para um cenário em que se parece bom viver, talvez seja semelhante com o que citei no começo desse texto: estar saudável, estar nutrido de si mesmo.

Seja para entender ou, também quando necessário, conversar com o outro sobre nossas expectativas. Pois quando estamos em um relacionamento, seja família, namoro ou amizade, também nos é possível corresponder à pessoa de alguma forma, sem deixar de ser quem se é.

Aliás, talvez essa seja a graça de lidar com outro ser humano. Se não houver diálogo e entendimento de cada próprio ser, sinceramente, essa tarefa é impossível.

Em tempos difíceis, eu desejo que haja luz no nosso mais profundo ser para escolher diferente.

Nos dias mais amenos e felizes, que nos sobre afeto e espontaneidade para buscar, ser e trazer alegria, sempre e em todo lugar, para todos os seres que nos relacionamos.

Namastê

*Sou viajante, escritora, praticante de yoga, amante da natureza, reikiana iniciada e apaixonada por tudo que envolva desenvolvimento pessoal e espiritualidade.

Uma vida baseada em uma frase: Conhece-te a ti mesmo.

“Parti em busca de um refúgio espiritual através de retiros, cursos, livros, terapias e meditação. No fim das contas, surpreendentemente, eu descobri que existia um refúgio no divino que habita dentro de mim.”

Instagram: fantinanapaula

E-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?