“Ser feliz é sua decisão”

Por yogui Jivan Vismay*

Vocês acham mesmo que a forma como levam a vida é a única opção?

Normalmente justificamos nossas insatisfações com motivos externos, culpando alguém, algum acontecimento, o trânsito, o frio, o calor… E seguimos com o conflito, sem buscar uma solução.

Temos libertade para decidir como queremos viver nossa vida e, mesmo que às vezes seja difícil reconhecer, tudo o que interpretamos é nossa responsabilidade.

Ser feliz é uma opção. Compreender isso parece difícil, porque ainda não vivemos com tanto controle da mente. Tudo está passando muito rápido e, por isso, parece que não somos nós que elegemos nada, que as coisas simplesmente ocorrem… Mas, na verdade, nada está ocorrendo. Somos nós que elegemos, segundo nossa interpretação.

Se é nossa decisão e escolhemos estar felizes, então, por que não estamos?

É certo que todos saimos de casa pela manhã querendo ser feliz. Dizemos que somos conscientes disso.

Entretanto, para que a “consciência” deixe de ser apenas uma palavra pronunciada e realmente sejamos felizes, é preciso ter energia suficiente. Enquanto há falta de energia, não temos capacidade de adotar atitudes compatíveis com a felicidade, e seguiremos vendo só o lado escuro das coisas.

A fluidez da nossa energia está relacionada com os alimentos que ingerimos (corpo), à educação (condicionamentos sociais e familiares) e à vivência durante a infância (efeitos físicos – gerados por exemplo por enfermidades frequentes e efeitos psíquicos – reflexo dos conflitos entre os pais).

ser feliz

Toda essa falta de energia nos obriga a ver só o lado escuro de tudo. E a qualquer momento, quando minimamente a energia melhora, então somos felizes. Na maioria das vezes, essa falta de energia, somada à perda de energia gasta com as atividades cotidianas, faz com que em seguida tudo comece a ficar escuro novamente.

Mas será que o que se sente é realmente tão forte como você sente?

Normalmente, quando temos altos e baixos, parece que não haverá dias melhores, mesmo que isso não seja verdade. Assim como não é verdade que sofremos o mesmo tanto que estamos projetando desse sofrimento.

O que fazer para ter a energia que necessitamos para ser felizes?

No nosso corpo, a energia existe em 3 formas: sólida, líquida e gasosa. Isso quer dizer que não vamos melhorar nossa visão das coisas apenas comendo. E que, se só eliminarmos os condicionamentos sociais e familiares, tampouco vamos estar bem.

Às vezes, o centro de energia é o corpo, e se nesse momento não estamos conscientes disso, então há aflição.

Quando estamos nos relacionando, o centro da energia está na relação. Quando estamos pensando, a energia se concentra nesta ação. Se a energia não é suficiente quando eu penso, então o pensamento não será completo e, devido a isso, teremos uma grande quantidade de pensamentos, o que é bem diferente de ter capacidade de pensar (Vivek, intelecto).

Por isso, em Shri Vivek Yoga, quando falamos de bem-estar, estamos falando do equilíbrio da energia em todas as formas que ela se manifesta na nossa vida. Cuidar de todos os aspectos (do corpo, dos pensamentos e das relações) é essencial para evitar a falta de energia que nos divide e deixa entrar tudo aquilo que nos impede de ser felizes.

Se compreendemos que queremos ser felizes, não investimos tempo em pensamentos tristes ou em histórias dramáticas. Se compreendemos que queremos ser felizes, nos esforçaremos para termos a energia que necessitamos para viver, cuidando de nós mesmos, dos nossos pensamentos e das nossas relações.

Afinal, a felicidade é nosso estado natural. Por falta de energia, nos apegamos à tristeza através da nossa interpretação. Para alguns, sua alegria é mergulhar na tristeza. Mas qual o valor disso? Quando você vir o valor disso, é impossível que volte a estar triste. Essa compreensão, se é real (não projetada), levará você a atuar de imediato. Ser feliz é sua opção.

Yogui Jivan Vismay_1

*Yogui Jivan Vismay é Mestre de Shri Vivek Yoga, Meditação, Ayurveda, Reiki, Tantra, Vastu, Renovação da Memória Celular. Criador do Programa Psychic Stress Management. Dirige o Centro Shri Vivek Yoga em Barcelona (www.shrivivekyoga.org) e colabora com as atividades do Yoga Shri Vivek Brasil.

No Brasil, as atividades de Shri Vivek Yoga são coordenadas pela Babi Minamoto (acharya Prerna), sob a guia do Mestre Shri Guruji Swami Vivekananda e do yogui indiano Jivan Vismay.

Contato: [email protected] / (11) 953 590 170 / www.yogashrivivekbrasil.wordpress.com

EVENTO RELACIONADO: Retiro de Shri Vivek Yoga “Cuidando de si mesmo”

Retiro Shri VIvek Yoga

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?