Sentidos – Parte I – Perfume

Quando falamos do olfato, entramos em um mundo de sensações difusas que trazem memórias, despertam desejos e aproximam os seres vivos de forma instintiva. E nos remetemos ao perfume também, é claro. Por isso, nessa seção do site dedicada aos sentidos, o Nowmastê mostra uma região tradicionalmente conhecida por seus aromas – Grasse, na Provence-, e apresenta uma mulher que sempre se dedicou à descoberta de combinações olfativas, tornando-se uma reconhecida perfumista – Karine Dubreuil.

collage 

História de sensações

A cidade de Grasse  é conhecida como a capital mundial dos perfumes e concentra os mais especializados Narizes do mundo. Isso mesmo, Nariz é o título que recebe um perfumista capaz de distinguir com precisão os diversos tipos de essências. Essa região é responsável por dois terços dos aromas naturais da França, tanto por possuir o microclima ideal para o crescimento das flores – ameno e protegido dos ventos marítimos-, como pelas ótimas condições para o cultivo, como o de dezenas de tipos específicos de jasmim, que embora originários do Oriente, são cuidadosamente plantados ali. Outro fator que contribuiu para que a cidade se transformasse na mais perfumada do mundo foi um interessante paradoxo. No século doze, com o crescimento da manufatura de couro e tingimento, os odores eram horríveis e precisavam ser amenizados, o que levou os campesinos ao redor a plantarem flores e, assim, oferecer novos aromas para a cidade.

Grasse
Grasse

 Nota do coração

A história do couro é confirmada por Karine Dubreuil, nascida em Grasse e formada pela renomada Escola de Perfumaria Roure e uma das poucas Narizes do sexo feminino que conquistaram posição de destaque no cenário internacional. Karine descobriu sua habilidade ainda criança, quando foi visitar a laboratório de um amigo de família e foi capaz de distinguir os aromas de forma apurada.  No momento, acaba de concluir um projeto especial para a L’Occitane, empresa também originária da Provence e que, embora em franco crescimento internacional, com lojas em 85 países, tem por tradição investir nos valores do campo e nos ofícios tradicionais.

collage2
Karine Dubreuil

Essências pelo ar

O Nowmastê teve a oportunidade de conhecer Karine  durante a demonstração de essências dessa nova linha de perfumes assinada por ela.  A união da tecnologia e da visão inspirada da perfumista resultou em quatro fragrâncias que a L’Occitane lançará em outubro. Com o título de Collection du Grasse, as criações trazem combinações harmonizadas de essências provençais como o Jasmim e a Bigarade(laranja amarga) com outras exóticas, como o Chá Verde e a Baunilha. Em uma indústria em que os termos técnicos são poéticos, como Notas de Cabeça e Notas de Coração, e os adjetivos sutis, ousados ou criativos na tentativa de descrever um aroma, o olhar feminino de Karine cai muito bem. Ela falou ao Nowmastê sobre essa percepção: “Esse campo de atuação traz uma série de subjetividades e o que eu produzo ou sinto é diferente daquilo que você acolhe quando o perfume está pronto. O patrimônio olfativo de cada um é muito particular e é justamente aí que está a beleza”.

Eau de Toilette

Um Comentário

  1. Especialíssima matéria! Dom divino esses narizes!

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?