Lendo agora
Schumacher College – onde ecologia, design, economia e espiritualidade se encontram

Schumacher College – onde ecologia, design, economia e espiritualidade se encontram

Nowmastê

Por Cristiana Dia Baptista (Titi)*

Passei o último final de semana no Schumacher College na companhia de um dos nomes mais prestigiados quando o assunto é Ecologia e Espiritualidade, Satish Kumar. E, embora, hoje, eu saiba bastante sobre Satish e sua escola, confesso que há três dias sabia bem pouco. Apesar de já ter ouvido muito falar e inclusive de já termos publicado outros textos sobre o Schumacher aqui no Nowmastê, eu tinha quase nada salvo no meu hard drive. Mesmo assim, tinha a certeza de que aproveitar a minha estadia estendida na Inglaterra para visitar ambos, Schumacher e Satish, seria uma experiência única e inesquecível. Estava certa ;-)!

Quando o tempo permite, as aulas no Schumacher College podem ser assim.

Compilei neste post, 5 coisas que você gostaria de saber sobre Satish e o Schumacher College, mas nunca pensou em perguntar.

Para começar, o que é esse tal de Schumacher College?

O Schumacher College foi fundado em 1995 pelo indiano Satish Kumar. Ele Fica em Dartington Estate, na região de Devon, Inglaterra, e oferece cursos de mestrado em temas de vanguarda como Design Thinking Ecológico, Mitos e Ecologia, Ecologia e Espiritualidade, Ciências Holísticas e Economia de Transição; e também cursos curtos no verão, que podem ser de apenas um final de semana de vivências e meditações com o próprio Satish (Nourishing the Soul foi o que eu fiz e amei!) a uma ou algumas semanas com temas que derivam dos cursos mais longos.

Um dos primeiros professores na Schumacher College foi o britânico James E. Lovelock, criador da Teoria de Gaia, aquela que afirma que a Terra não é uma rocha morta, mas sim um único organismo vivo. Hoje, ela tem em sua lista de professores, nomes prestigiados como o renomado Stephan Harding, autor do livro Animate Earth: Science, Intuition and Gaia.

Tá bom, já ouvi falar muito de Satish Kumar, mas além de muito sábio em suas palavras e fundador do Schumacher College, quem é Satish?

Confesso que cheguei ao Schumacher College sem saber direito quem era Satish Kumar. Aprendi alguma coisa nesses dois dias e quando terminar de ler sua autobiografia “No Destination” (autografada, yupi!!!!) saberei muito mais, mas aqui vão algumas informações que vão jogar alguma luz sobre quem é e a que veio esse indiano carismático, de fala simples e assertiva.

  • Aos 81 anos de idade, Satish tem uma vitalidade invejável;
  • Nasceu no Rajastão, na Índia;
  • Estudou para ser monge e só desistiu da carreira quando Gandhi apareceu em um sonho e lhe disse que para ser espiritualizado não havia necessidade de ser monge.
  • Em 1962, aos 26 anos, saiu da Índia com um amigo, a pé e sem uma rupia no bolso, para uma peregrinação que durou dois anos e meio e os levou, entre milhares de lugares, a Moscou, Londres e Washington. A peregrinação tinha como objetivo levantar a bandeira da paz e pedir pelo desarmamento nuclear. Em seu caminho Satish conheceu Martin Luther King, apenas alguns dias depois dele proferir o seu famoso discurso “Eu Tenho um Sonho”, e foi recebido na Casa Branca.
  • Em 1972, em Londres, Satish conheceu June, sua companheira há 45 anos e mãe de seus dois filhos.
  • Satish é autor de dezenas de livros, entre eles: Soil, Soul and Society, No Destination e Earth Pilgrim.
  • Peregrino na vida e na alma, Satish fala muito de princípios como aceitação, humildade, gratidão, perdão e ação.

Peregrino por vocação, parte das vivências com Satish inclui longas caminhadas.

E esse tal Schumacher, quem é?

Pois é, essa era mais uma pergunta para a qual eu não tinha resposta. Nem eu, nem nenhuma das pessoas com quem conversei durante o curso. O que parecia ser unanimidade eram essas duas informações: não se trata do corredor alemão de Fórmula 1; ninguém vai perguntar para não passar vergonha.

Pois bem, eis que o Google nos informou sobre o Schumacher

O que mais tem de diferente no Schumacher College?

A vida no Schumacher College é pautada por alguns princípios muito interessantes e poucas vezes encontrados nas instituições de ensino, são eles: humildade, equanimidade e gratidão. Isso significa que ninguém é mais importante que ninguém. Assim, não é difícil encontrar professores, alunos e voluntários dividindo algumas tarefas comuns de limpeza, preparo da comida e jardinagem.

Curti tudo isso. Agora, como eu faço para fazer parte dessa comunidade?

Todas as informações de cursos você encontra no site do Schumacher College.

Se você acha que ir até Inglaterra é missão cara e complicada demais, desde 2016 o Schumacher College tem uma sucursal brasileira. Todas as infos estão aqui.

Ah, se você se animou mesmo, vale muito a pena dar uma olhada nas bolsas oferecidas tanto no Brasil quanto na Inglaterra.

Outra opção bacana para contribuir com essa corrente verde do bem e ficar à par dos assuntos relevantes nas áreas de Ecologia, Espiritualidade, Ciências Holísticas e Economia de Transição é assinar a revista Resurgence & Ecologist.

Cristiana*Cristiana é economista e jornalista, trabalha como planejadora financeira pessoal e é sócia do Nowmastê e da Virada Zen. Nas horas vagas seu maior prazer é viajar e contar histórias. Nesse exato momento, Cristiana está testando a vida de Nômade Digital e se aproveitando da generosidade de uma amiga para ficar 45 dias na Inglaterra e arredores.

Veja comentários

Deixe uma resposta

Vá para cima