Por Madu Cabral* para o Nowmastê, ilustração de Huan Gomes
O equilíbrio da nossa saúde é um trabalho diário, não está no retiro de Yoga de 1 fds, nem na massagem maravilhosa 1 vez por mês. Está nas pequenas escolhas que fazemos todos os dias, nas nossas rotinas.
Acho sempre engraçado gente que fala que não gosta de rotina… Por que o sol nasce todos os dias, a noite chega depois, a gente tem que acordar e comer todos os dias. Lutar contra isso me parece remar um pouco contra o fluxo do Universo, não?
Já o Ayurveda (medicina tradicional indiana) adora rotinas, dá a maior importância para o que fazemos todos os dias e o equilíbrio da nossa saúde.
Dinacharya
Nosso corpo faz parte e acompanha os ciclos da natureza e podemos tomar o movimento do Sol para escolher melhores horários para nossas atividades.
De forma bem genérica o Ayurveda recomenda acordarmos junto com o Sol e usarmos as primeiras horas do dia para limpar o corpo: esvaziar os intestinos, banho, raspar a língua e os Kryias do Yoga (exercícios de purificação) são recomendados. E só depois uma alimentação leve (o fogo digestivo ainda está acordando), se tiver fome.
Montei uma rotina pra mim, simples e que leva 30 min, com exercícios de Yoga, meditaçãozinha e suco verde que me dão bastante energia durante o dia, em breve vou escrever mais sobre isso!
No meio do dia, com o sol a pino, nosso fogo digestivo está em seu poder máximo. Essa é a hora de fazer a maior refeição do dia. Dica extra é tentar, às vezes, comer como se medita: em silêncio, em algum lugar tranquilo e com atenção plena nos sabores (bem diferente dos almoços de negócios paulistas, :))
A tarde é um período onde a nossa criatividade é maior, ótimo para trabalhar e resolver o que tem que ser resolvido!
E na hora que o sol se põe a gente deve começar a recolher também nossos sentidos. A gente não é uma máquina que desliga num botão, precisamos nos preparar para conseguirmos uma boa noite de sono. É uma boa hora para atividades e comidinhas mais leves, menos telas e assuntos que tirem nossa calma. Meditação essa hora é maravilhosa!
Nosso equilíbrio é um trabalho sem fim, nunca vai ter um dia em que você vai falar “pronto, estou saudável e não preciso pensar mais nisso”. Mas o retorno desse trabalho é gigante: seu corpo, sua mente e as pessoas a sua volta vão sempre agradecer!
*Madu Cabral é praticante, estudante e professora de Yoga, Ayurveda e Astrologia Védica. Faz cosméticos, cozinha e tricota para seus 3 filhos e busca uma vida cada vez mais consciente. Siga a Madu no Instagram.
Madu com quanto tempo de pratica um aluno pode fazer curso de formação de professor de yoga