Rotinas de Equilíbrio – Saúde TODOS os dias

Por Madu Cabral* para o Nowmastê, ilustração de Huan Gomes

O equilíbrio da nossa saúde é um trabalho diário, não está no retiro de Yoga de 1 fds, nem na massagem maravilhosa 1 vez por mês. Está nas pequenas escolhas que fazemos todos os dias, nas nossas rotinas.

Acho sempre engraçado gente que fala que não gosta de rotina… Por que o sol nasce todos os dias, a noite chega depois, a gente tem que acordar e comer todos os dias. Lutar contra isso me parece remar um pouco contra o fluxo do Universo, não?

Já o Ayurveda (medicina tradicional indiana) adora rotinas, dá a maior importância para o que fazemos todos os dias e o equilíbrio da nossa saúde.

Dinacharya

Nosso corpo faz parte e acompanha os ciclos da natureza e podemos tomar o movimento do Sol para escolher melhores horários para nossas atividades.

De forma bem genérica o Ayurveda recomenda acordarmos junto com o Sol e usarmos as primeiras horas do dia para limpar o corpo: esvaziar os intestinos, banho, raspar a língua e os Kryias do Yoga (exercícios de purificação) são recomendados.  E só depois uma alimentação leve (o fogo digestivo ainda está acordando), se tiver fome.

Montei uma rotina pra mim, simples e que leva 30 min, com exercícios de Yoga, meditaçãozinha e suco verde que me dão bastante energia durante o dia, em breve vou escrever mais sobre isso!

No meio do dia, com o sol a pino, nosso fogo digestivo está em seu poder máximo. Essa é a hora de fazer a maior refeição do dia. Dica extra é tentar, às vezes, comer como se medita: em silêncio, em algum lugar tranquilo e com atenção plena nos sabores (bem diferente dos almoços de negócios paulistas, :))

A tarde é um período onde a nossa criatividade é maior, ótimo para trabalhar e resolver o que tem que ser resolvido!

E na hora que o sol se põe a gente deve começar a recolher também nossos sentidos. A gente não é uma máquina que desliga num botão, precisamos nos preparar para conseguirmos uma boa noite de sono. É uma boa hora para atividades e comidinhas mais leves, menos telas e assuntos que tirem nossa calma. Meditação essa hora é maravilhosa!

Nosso equilíbrio é um trabalho sem fim, nunca vai ter um dia em que você vai falar “pronto, estou saudável e não preciso pensar mais nisso”. Mas o retorno desse trabalho é gigante: seu corpo, sua mente e as pessoas a sua volta vão sempre agradecer!

*Madu Cabral é praticante, estudante e professora de Yoga, Ayurveda e Astrologia Védica. Faz cosméticos, cozinha e tricota para seus 3 filhos e busca uma vida cada vez mais consciente. Siga a Madu no Instagram.

Um Comentário

  1. Madu com quanto tempo de pratica um aluno pode fazer curso de formação de professor de yoga

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?