Saudação ao Sol – Por Ana Lucia Drechsler

unnamed-1

 

Saudação ao sol é uma sequência de Yoga que existe há mais de 2.500 anos. A intenção é, como o próprio nome diz, reverenciar ao sol. Não apenas o externo, como também, o que existe dentro de nós – a nossa luz.

Cada postura tem ligação com a postura seguinte, o que torna a prática um movimento fluído, harmônico e meditativo.

Fisicamente o Surya Namaskar desenvolve flexibilidade, fortalece a musculatura, desintoxica os órgãos internos e articulações, ativa a circulação sanguínea, auxilia o funcionamento correto do intestino e permite manter a coluna vertebral saudável.

Uma boa maneira de começar o dia, concorda? Flexível, forte, com energia, mente calma e presente. Na Índia o costume é fazer 12 séries voltado para o leste (nascente) às 06:00.

Existem diversas variações. Busque a que seja mais adequada e saudável para você. As posturas devem se adaptar ao seu corpo e não o contrário.

Esta série, eu montei para meu filho Gabriel (e para você). Ele está viajando pela Patagônia e outro dia me escreveu pedindo para eu enviar a saudação ao sol mais explicada pois estava meio confuso com a respiração.

unnamed-2

Fiquei feliz com o comentário. Ele não está preocupado se a mão toca o chão, se dobra o joelho, se está ficando sarado… Sua questão é sincronizar inspiração e expiração com os movimentos.

Seu contato com Yoga, até agora, não foi tão grande. Levei –o algumas vezes para fazer umas aulas, sempre me viu praticando pela casa, ou com o mat enrolado debaixo do braço indo para algum estúdio ou retiro e, antes de sua viagem, montamos umas séries para ele praticar sozinho.

Um dos pontos mais essenciais do Yoga é a respiração. Conectá-la à postura, beneficiar-se dela para manter o foco e utilizá-la para suavizar algumas resistências em posturas mais desafiadoras.

Portanto, durante sua prática, faça como o Gabriel, não perca o contato com a respiração. Ela é o seu guia, o seu mestre.

Ana Lu

*Ana Lucia jornalista, pós graduada em moda e com formação em Yoga. Casada, três  filhos. Brasileira e há quatro anos mora na Alemanha. Escreve no Blog Cotidiamo.

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?