Rotinas de Equilíbrio

Por Madu Cabral* para o Nowmastê; Ilustração de Huan Gomes

Uma vida mais equilibrada é construída por todas as pequenas escolhas que fazemos no dia-a-dia. Esse equilíbrio físico e mental não está na dieta do começo do ano, nem no retiro de Yoga e sim na hora que resolvemos acordar, nas rotinas de exercícios diários, na constância da prática de meditação e até no shampoo que você usa!

Comecei minha busca por esse equilíbrio quando fui apresentada ao Hatha Yoga. Quem pratica sabe o marco que é, fui uma a.Y. e outra d.Y. A busca pelo autoconhecimento – objetivo do Yoga – me fez prestar atenção no quanto meu corpo estava encurtado mas também em como a minha mente pulava de pensamento em pensamento, de desejo em desejo, completamente fora do meu controle.

O Ayurveda (medicina tradicional indiana) veio na sequência e me chamou a atenção para a importância das rotinas: adequar minhas escolhas aos horários do dia, as estações do ano me trouxe uma outra compreensão sobre como estamos conectados com tudo (e o Todo).

E aí essa percepção de conexão me ajudou a expandir e a busca por uma vida mais consciente e hoje tento que permeie todas as minhas escolhas: pelos ingredientes orgânicos porque são melhores pra mim, pros meus filhos, pra quem planta e pro planeta; pelo consumo mais consciente e justo separando o que eu preciso do que eu quero; pelos cosméticos naturais porque a gente não deveria passar na pele nada que não colocaríamos na boca; e finalmente meu último vício: uma vida com menos lixo e desperdício, porque nosso planeta não aguenta mais e a grande maioria das pessoas não tem a mínima ideia de que estamos prestes a nos afogar em sacolinhas de supermercado.

Confesso que nem sempre é fácil implementar esse “pacote hippie” em mim, marido e 3 filhos, é um exercício de atenção plena (famosa mindfullness) a cada passo e são essas escolhas que mais me inspiram hoje em dia.

Foi essa inspiração que me fez aceitar o convite do Nowmastê para essa coluna mensal onde vamos tratar de uma vida com escolhas mais conscientes. Vai ter muito Yoga, faça-vc-mesmo, Ayurveda, meditação e outras delícias do dia-a-dia de quem tenta ser uma pessoa melhor a cada passo!

Prazer, eu sou a Madu 🙂 e nos vemos por aqui!

*Madu Cabral é praticante, estudante e professora de Yoga, Ayurveda e Astrologia Védica. Faz cosméticos, cozinha e tricota para seus 3 filhos e busca uma vida cada vez mais consciente. Siga a Madu no Instagram.

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?