Rotinas de Equilíbrio – Respostas na Astrologia Védica

Por Madu Cabral* para o Nowmastê

Ilustração – https://www.hennkim.com/

São muitas as situações que me fazem pensar “por que isso está acontecendo comigo?” Autoconhecimento sempre me ajuda e quando me presto a realmente estudar minhas ações normalmente consigo achar boas respostas.

Mas tem acontecimentos realmente difíceis de entender, principalmente os que causam sofrimento, como um acidente ou a perda de alguém querido. E aí as melhores explicações que encontrei estão nos Vedas, as escrituras sagradas que apareceram na Índia e são a fonte do Yoga, do Ayurveda, da Astrologia Védica e tantos outros conhecimentos.

Responsabilidades sobre suas ações

Um dos principais assuntos tratados nos Vedas é a Lei do Karma. Palavra extremamente mal usada hoje, karma significa ação e o resultado dessa ação. Essas escrituras dizem que temos total poder de escolha sobre nossas ações, não importa o que diz a taróloga, astróloga ou a bola de crista, você SEMPRE vai poder escolher o que fazer. Mas o resultado dessas ações está totalmente fora das nossas mãos, faz parte de uma lei Universal infalível, sempre justa e adequada.

Viemos para essa vida para receber os resultados das nossas ações das vidas passadas e então as coisas começam a se complicar. Porque quando nascemos humanos normalmente esquecemos o que já fizemos em outras encarnações. Aí parece injustiça, né? Receber resultados de coisa que você nem lembra que fez, de outra vida… Mas é assim que é e a nossa escolha continua sendo sobre as nossas ações aqui e agora!

Mapa Astrológico Védico

Uma das principais escrituras da Astrologia Védica, o Brihat Parashara Hora Shastra diz que os planetas do nosso sistema solar (Grahasem sânskrito) foram criados para distribuir aos seres vivos os resultados de suas ações (karmas). Sempre penso que eles funcionam como a engrenagem da Lei do Karma.

Então, o estudo do seu mapa natal funciona como um “você está aqui”. O posicionamento dos planetas no momento que você nasceu mostra suas tendências comportamentais, fraquezas e potências resultados de ações nas vidas passadas. Mostra também como vai ser a base da sua existência nessa vida, sempre resultado do que você já fez, seja nessa ou em outras vidas. É de longe a melhor explicação que encontrei para tudo que acontece comigo!

De forma bem simples o mapa natal tem 3 camadas de informações:

*as casas astrológicas (bhavas), que representam as áreas da vida;

*os signos (rashis) que se encaixam nessas casas e mostram nossas tendências comportamentais e acontecimentos relacionados a essa determinada área da vida;

* os planetas (Grahas) que cuidam cada um de um assunto.

Acredito que a Astrologia seja um assunto para estudar durante muitas vidas, mas a verdade é que o conhecimento básico, o entendimento da forma mais simples possível desse mapa, já traz uma dose incrível de autoconhecimento.

Na minha experiência esse autoconhecimento vem acompanhado de escolhas mais alinhadas com nossos verdadeiros propósitos e nos ajudam com a clareza das novas ações para que os resultados sejam cada vez mais benéficos.

Se o assunto te interessa me acompanha no Instagram (madu_cabral) – sempre falo sobre o assunto por lá – e comente abaixo para seguirmos conectados!

Om Navagraha Namaha!

*Madu Cabral é praticante, estudante e professora de Yoga, Ayurveda e Astrologia Védica. Faz cosméticos, cozinha e tricota para seus 3 filhos e busca uma vida cada vez mais consciente. Siga a Madu no Instagram.

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?