Rotinas de Equilíbrio – Linda de Viver

Por Madu Cabral* para o Nowmastê; Ilustração de Huan Gomes

Quando fiz formação em Terapias Ayurvédicas (medicina tradicional indiana) aprendi que nossa pele come e não deveríamos passar nela o que não colocamos na boca. Foi aí que percebi que, apesar de estar cuidando da minha alimentação, sempre fazendo questão de escolher alimentos integrais e orgânicos, estava me intoxicando com hidratantes…

Você já leu o rótulo do seu shampoo? Não tem muitos ingredientes ali que eu consiga saber o que realmente são.

Existem estudos ligando vários ingredientes de cosméticos ao câncer e outros distúrbios, mas nem foi por isso que comecei a fazer meus próprios cosméticos. Comecei mesmo essa viagem hippie porque os cosméticos naturais são incríveis, cheirosos e lindos :). Nesses 10 anos de mudança já passei muita gosma no rosto, tive muitos dias de cabelo ruim e usei várias amigas como cobaia! E mesmo que eu ache uma delícia manipular cremes e esfoliantes, a verdade é que esse autocuidado pode ser supersimples e eficiente.

Tenho 3 ingredientes bem básicos que circulam entre a cozinha e o chuveiro e que são ótimos para uma rotina de beleza natural:

Óleo de gergelim (prensado a frio)

É um óleo pesado e quente, no Ayurveda é mais recomendado para pessoas com tendências a distúrbio vata (ar). Eu sou bem pitta (fogo) mas me dou muito bem com esse óleo.

  • Uso no cabelo antes de lavar e para ir a praia;
  • No corpo durante o banho pra hidratar;
  • E no rosto para limpar a pele (depois tiro com água de rosas para não ficar com cheiro de comida chinesa!)

Vinagre de maçã orgânico

O vinagre de maçã é o tipo de ingrediente mágico aqui em casa, uso pra tudo. Na minha rotina de beleza uso diluído em água como tônico facial e às vezes enxaguo o cabelo com ele como amaciante. Em ambos os casos o cheiro passa rapidinho!

Mel

Taí um ingrediente que normalmente está nos meus preparos de beleza! Mel faz super-bem pra pele e a maior prova disso é usá-lo como sabonete líquido no rosto, dá pra notar imediatamente o efeito, a pele fica muito macia!

Se o assunto te interessa, você pode pesquisar algumas receitas com esses ingredientes na internet. Eu uso principalmente o Pinterest (link: https://www.pinterest.co.uk/maducabral/selfspa/). Tem que experimentar com consciência e respeito, mas no geral bom senso é o suficiente para não se meter em grandes roubadas.

E se preferir comprar pronto, existem várias marcas de cosméticos artesanais, com produção consciente e embalagens melhores pro meio ambiente, como a Com Amor Florinda (link: https://www.comamorflorinda.com.br/), projeto do qual faço parte!

Se você tem suas receitas compartilhe aqui, vou adorar a troca!

Seguimos conectados, até já!

Madu

*Madu Cabral é praticante, estudante e professora de Yoga, Ayurveda e Astrologia Védica. Faz cosméticos, cozinha e tricota para seus 3 filhos e busca uma vida cada vez mais consciente. Siga a Madu no Instagram.

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?