Lendo agora
Reveillon zen – quero paz no meu coração

Reveillon zen – quero paz no meu coração

Nowmastê

Que tal uma virada diferente, com mais autoconsciência, sem excessos?  Segundo Roberto Simões, autor do livro “Neurofisiologia da Meditação”, o ideal é buscar momentos de maior lucidez sobre nossos próprios comportamentos.

Nós batemos um papo com ele e perguntamos sobre como fazer um Ano Novo realmente diferente. Veja só:

Você acha que há uma crescente tendência de as pessoas ficarem mais reservadas na época das Festas? Querendo fugir do agito?

Sim, mas não devido a propagação da meditação, mas devido a melancolia gerada por uma sociedade de consumo e da internet que fomenta amizades virtuais que no momento das festas “reais” não se encontram de forma verdadeira.

Como você acha que a meditação pode contribuir para que as pessoas fechem o ciclo de 2014 e comecem o de 2015 com o “pé direito”?

A meditação, pratica ritual que compõem o complexo sistema religioso do ioga, auxilia a obtermos momentos de maior lucidez sobre os nossos atos e comportamentos. No entanto, não é e nunca será um “remédio” de alegria, mas está muito mais para um momento de reflexão sobre a própria vida, o que, invariavelmente, produz angústia e depois soluções para contendas internas.

Há ainda preconceito com quem prefere um estilo de vida zen durante essa época? Existe uma “ditadura da euforia?”

Se o estilo de vida zen ao qual se refere é da parcela da população dos grandes centros urbanos do mundo, como São Paulo, que busca uma saída para o processo de produção, acumulação e descarte de coisas que duram um piscar de olhos, então sim, existe e sempre existirá uma pressão para que façamos parte do rebanho. Hoje o que se preconiza é estar sempre feliz e de bem com a vida. Tanto que se você diz que pratica ioga e está nervoso com algo, você não é bem visto.

E você? Também quer trazer mais reflexão para o período de festas mas ainda não achou “sua turma” para um Reveillon mais introspectivo?  Então aqui vão duas dicas de viagem que podem ser perfeitas para seus planos: uma para o próprio feriado de fim de ano e outra para as férias de janeiro.  Veja só:

 eko2
eko1

Ah, e por falar em viagem, tem outra dica bacana, que é uma cadeira de meditação da Ekomat que viaja com você para onde quiser. É prática e super confortável. Veja o vídeo abaixo e garanta a sua aqui.

 

Vá para cima