Relaxe e melhore o vigor físico e mental com Yoga Nidra

Por Marjorie Shantam*

Quem pratica yoga sabe o quanto é prazeiroso o relaxamento após uma série de asanas. O corpo descansa, a mente relaxa e nos sentimos revigorados e restaurados. O momento de relaxamento, às vezes negligenciado em muitas aulas, é tão importante quanto as posturas.

Porém, conseguimos aprofundar o estado de relaxamento, e de vigor físico e mental através da prática consistente de Yoga Nidra. Tal prática pode ser aplicada ao final da aula, ou feita separadamente, em outra ocasião.

Swami Satyananda adaptou o método da técnica tradicional, chamada Nyasa, para que os benefícios fossem mantidos, mas que o homem moderno fosse capaz de praticar.

Pessoas que sofrem de ansiedade, estresse, nervoso e agitação se beneficiam muito dessa prática, pois para que se consiga o alívio de tais sintomas, o relaxamento deve ser feito como uma disciplina diária.

O Yoga Nidra é uma técnica que pode ser amplamente aplicada no mundo moderno, onde o volume de informações e estímulos externos são exagerados, onde o medo, a preocupação  e o estresse imperam. Funciona como se déssemos uma trégua para a mente, uma pausa nos sentidos que nos puxam para fora, e pudéssemos relaxar acomodados em nosso próprio interior.

Marjorie Shantam faz parte da Aliança do Yoga

Além disso, mesmo sendo uma técnica absolutamente passiva, onde o praticante deitado é conduzido pela voz de um instrutor experimente, o Yoga Nidra age na mente subconsciente trabalhando neuroses, complexos e padrões. Ajuda a remover as tensões do corpo, principalmente as de fundo emocional e a melhorar doenças psicossomáticas.

Dentre tantos benefícios, ainda é uma ótima preparação para a meditação, pois como dito anteriormente, conseguimos relaxar o corpo e a mente, e nos desligamos dos estímulos externos, condições essenciais para conseguirmos alcançar um estado meditativo.

Muitos professores de Yoga hoje em dia possibilitam que seus alunos pratiquem Yoga Nidra nas aulas, ou mesmo em sessões únicas. Com os benefícios da tecnologia, ainda há uma vasta gama de gravações, até mesmo em aplicativos que podem ser escutados em casa.

*Marjorie F. De Carvalho (Shantam) é psicóloga e instrutora de yoga, formada no Aruna Yoga (São Paulo) e na Bihar School (India).

Aprendeu Yoga Nidra, com Micheline Flack, discípula direta de Swami Satyananda, com quem aprofundou outras técnicas.

Em São Paulo ministrou aulas em espaços, academias, e em domicílio desde que se formou em 2006. Há 4 anos leciona em seu próprio espaço em Santos, o Shantam Yoga.

Site: www.shantamyoga.com

Insta: shantamyoga

 

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