Lendo agora
Receita de Kichadi, tradicional da culinária ayurveda

Receita de Kichadi, tradicional da culinária ayurveda

Nowmastê

Por Heloisa Louzada*

KICHADI“Nossa comida, nosso corpo e a natureza são uma só entidade. A carne do nosso corpo é feita dos mesmos elementos que a carne de um melão. Nossos fluidos corporais são compostos dos mesmos elementos que o leite de um coco. Nossos braços e pernas são como os galhos de uma árvore; os galhos de uma árvore são como os nossos pulmões, e a casca da árvore é semelhante a nossa pele” Maya Bri Tiwari

Segundo a Ayurveda, o universo é composto por cinco elementos (ar, terra, água,fogo e espaço) e nós também temos esses mesmos elementos, em diferentes proporções, no nosso corpo.

Existem três constituições básicas (doshas) , de acordo com os elementos que predominam em cada indivíduo: Vata (ar e éter), Pitta (água e fogo) e Kapha (água e terra). De modo geral, pode-se dizer que quando esses elementos estão em equilíbrio, estamos saudáveis, potentes. Do mesmo modo, quando os desequilíbrios acontecem, adoecemos.

Existem alimentos que beneficiam os três doshas, por serem sattvicos, ou seja, harmônicos, equilibrados a e produzirem um mínimo de toxinas quando ingeridos. Esses alimentos nutrem o nosso corpo com saúde e bem estar, assim como também favorecem a equanimidade e o equilíbro da mente e das emoções.

O Kichadi, uma mistura de arroz, lentilha e especiariais é considerado um alimento sattvico, uma receita bem tradicional do ayurveda, que beneficia todos os doshas, equilibrando principalmente o tipo vata.

Compartilho aqui a minha receita:

. 1 copo de arroz integral cateto (deixado de molho na noite anterior)

. 1 copo de lentilha vermelha (também deixada de molho na noite anterior)

. 3 cenouras raladas

. Meio alho poró cortado em fatias finas

. 1 colher de sobremesa de cominho em pó

. 1 colher de sobremesa de cúrcuma

. Sal a gosto (usei o Sal Rosa do Himalaya)

. Salsinha fresca

. Alecrim fresco

. Ghee

Modo de fazer

Refoge o alho poró, a cúrcuma e o cominho no ghee por alguns minutos e em seguida acrescente o arroz . Acrescente o sal e a água até que fique três dedos acima do nível do arroz, aguarde uns dez minutos e acrescente a lentilha. Depois de mais dez minutos, acrescente a cenoura ralada. Quando a água evaporar, prove e veja se está no ponto, se for necessário, acrescente mais um pouco de água. Assim que água toda evaporar, acrescente a salsinha e o alecrim fresco, desligue o fogo e deixe descansar por mais alguns minutos com a panela tampada. O kichadi deve ficar pastoso. Servi acompanhado de quiabo refogado no óleo de coco, com mostarda em grão, sal e cominho (fica sequinho!).

Dicas: Ao invés do arroz integral, você pode usar o arroz branco ou basmati, que é o mais tradicional nessa receita. Nesse caso, adicione a lentilha e o arroz juntos, pois levam o mesmo tempo para cozinhar.

Importante: Nunca use a água que você deixou os grãos de molho para cozinhar, sempre descarte! O molho serve para que os grãos amoleçam e eliminem os fitatos, que impedem a absorção de muitos nutrientes.

Heloisa Louzada

*Heloisa Louzada pratica e estuda yoga há dez anos, atualmente dá aulas de Hatha Yoga em grupos e particulares. Acredita que cozinhar pode ser meditação e auto-conhecimento e, nesse entendimento, encontrou na Ayurveda uma fonte de estudo e auto-investigação.
Vá para cima