Lendo agora
Rádio Piracanga, vibrando união e consciência

Rádio Piracanga, vibrando união e consciência

Nowmastê

Por Bernardo Marquez*

Bernardo MarquezHá quase um ano me deparei com a oportunidade de experimentar uma vida mais conectada com a natureza, com uma maior consciência sustentável em comunidade focada no auto-conhecimento. Na minha cabeça, morar em uma ecovila me levaria sobretudo a trabalhar com permacultura ou algo relacionado. Mas logo percebi que nossos dons e talentos realmente estão aí para serem colocados a serviço de um bem maior.

O som e a música sempre estiveram presentes na minha vida. Desde criança em contato com a musicalização, na adolescência tocando em bandas e festivais até que cursei Comunicação Social – Rádio e TV para trabalhar com trilhas sonoras de meios audiovisuais. Me especializei em som para cinema e logo me realizei profissionalmente dando aulas, pesquisando e trabalhando com captação e edição de som, mixagem, construindo dramaturgias sonoras de filmes de ficção e documentários. Um universo sonoro pouco conhecido mas com grande potencial que me proporcionou muitas experiências criativas, técnicas e de expansão de consciência sensorial.

Porém, ao surgir a oportunidade, decidi abrir mão de cursar um doutorado na área para ir morar em Piracanga (centro holístico e ecovila no sul da Bahia). Um lugar mágico onde a prioridade é SER ao invés de TER, onde a espiritualidade é vivênciada na prática, ou seja, assumimos a auto-responsabilidade pelas situações que atraímos, buscando internamente as respostas dos problemas que enfrentamos.E ao mesmo tempo, com o incentivo de criar e celebrar o milagre da vida a todo instante.

Neste contexto, cheguei em um momento muito oportuno. O Projeto de Música de Piracanga estava para ser concebido e com um propósito mais que especial: “Promover elevada vibração energética através da Música, propagando o amor e a Luz, de modo a inspirar pessoas a viverem seus sonhos, felizes e em paz”. Junto com ele, meu primeiro desafio: abrir mão de toda uma carga de exigências profissionais para me entregar à levesa de um processo criativo fluido diante da simplicidade das ferramentas que aqui dispomos. E ao me permitir vivenciar esta proposta com o coração, as portas se abriram e uma gama de experiências musicais surgiram. Para citar brevemente algumas delas: a criação de uma Escola de Música e um Espaço Cultural para a comunidade, a produção musical do Gran Circo Vagalume de Piracanga, a participação no projeto internacional de circulos de canções Unite in Babylon, a experiência do “Concerto da Alma” – vivência de experimentação de sentidos e expansão de consciência através da pureza do som que rendeu uma turnê em São Paulo, etc. Todo o potencial desses trabalhos musicais colaborando tanto para o meu crescimento pessoal como auxiliando em todo o trabalho realizado em Piracanga.

Gran Circo Vagalume de Piracanga
Gran Circo Vagalume de Piracanga

Projeto internacional de circulos de canções Unite in Babylon
Projeto internacional de circulos de canções Unite in Babylon

Concerto da Alma
Concerto da Alma

E para difundir todas essas experiências aqui vividas, surge a Rádio Piracanga, uma webrádio com a intenção de servir de ponte entre Piracanga e o mundo, re- conectando pessoas em tempo real à nossa vibração sonora. E assim, podendo inspirar cada vez mais pessoas a entrarem em contato com esse caminho amoroso que propagamos em forma de músicas, programas e palavras inspiradoras. Um canal capaz de fortalecer outros projetos, ideias e iniciativas que dignifiquem a humanidade e o planeta como um todo.

E é assim que realizo meu sonho a cada dia neste lugar que permite colocar meus dons e talentos à disposição para levar centelhas de amor e inspiração para aqueles que, mesmo longe, podem experimentar momentos de harmonia e conexão.

Com muito amor, convido a todos a conhecerem esse trabalho no nosso site:

www.radiopiracanga.com

Radio Piracanga

Namaste!

*Bernardo Marquez é graduado em Rádio e TV pela UNESP, Mestre em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Atua profissionalmente como Diretor de Som, sound designer, editor de som e técnico de som direto. É professor de som, realizador do site www.artesaosdosom.org e organizador do Encontro Nacional dos Profissionais de Som do Cinema Brasileiro do Festival CineMúsica.

Vive atualmente em Piracanga trabalhando na Rádio Piracanga, no Projeto de Música da comunidade e no Espaço Cultural das Rosas.

Facebook:

Webrádio Piracanga

Música Piracanga

Página no site de Piracanga:

http://piracanga.com/projetos/projeto-de-musica/

Vídeos:

“Concerto da Alma” em junho-2015 em São Paulo.

https://www.youtube.com/watch?v=muzAJ2KKRyo

Documentário sobre o Unite in Babylon – Piracanga

Vá para cima