Lendo agora
Quarentena – mensagem do Dalai Lama

Quarentena – mensagem do Dalai Lama

Budismo Petrópolis

Queridos irmãos e irmãs,

Escrevo estas palavras em resposta a repetidas solicitações de diversas pessoas de todo o mundo. Hoje, estamos atravessando um tempo excepcionalmente difícil em virtude da pandemia do coronavírus.

Além disso, problemas adicionais confrontam a humanidade, como mudanças climáticas extremas. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar minha admiração e gratidão aos governantes do mundo inteiro, inclusive o Governo da Índia, pelos passos que vêm implementando no enfrentamento desses desafios.

A tradição indiana descreve a criação, a continuidade e a destruição dos mundos ao longo dos tempos. Entre as causas dessa destruição estão os conflitos armados e as doenças, o que parece condizer com o que estamos experimentando hoje. Contudo, apesar dos enormes desafios que enfrentamos, os seres vivos, inclusive os humanos, mostram uma notável capacidade de sobrevivência.

Por mais difícil que seja a situação, devemos empregar a ciência e a engenhosidade humanas, com determinação e coragem, para superar os problemas que nos confrontam. Diante de ameaças à nossa saúde e bem-estar, é natural ter medo e ansiedade. No entanto, sinto grande consolo no sábio conselho a seguir, ao examinarmos os problemas que temos diante de nós: Se houver algo a ser feito, faça-o, sem necessidade de se preocupar; se não houver nada a ser feito, preocupar-se em nada ajudará.

Atualmente, o mundo está fazendo o possível para conter a disseminação do coronavírus. Quero aplaudir os esforços conjuntos das nações para frear a ameaça. Em particular, aprecio a iniciativa que a Índia tomou, junto a outros países da SAARC, de criar um fundo de emergência e uma plataforma eletrônica para troca de informações, conhecimentos e expertise no combate à disseminação da COVID-19. Isso servirá de modelo para o tratamento de crises como esta no futuro também.

Entendo que, como resultado do isolamento social necessário em todo o mundo, muitas pessoas enfrentam enormes dificuldades devido à perda dos meios de subsistência. Para os que não têm uma renda estável, a vida é uma luta diária pela sobrevivência. Peço sinceramente a todos os envolvidos que façam tudo o que for possível para cuidar dos membros vulneráveis de nossas comunidades.

Envio minha especial gratidão às equipes médicas – médicos, enfermeiros e outros grupos de apoio – que trabalham na linha de frente para salvar vidas com grande risco pessoal. Seu serviço é realmente a compaixão em ação.

Com sinceros sentimentos de preocupação por meus irmãos e irmãs em todo o mundo que estão passando por esses tempos difíceis, oro pelo fim precoce desta pandemia, para que a paz e a felicidade sejam restauradas em breve.

Com minhas orações,
Dalai Lama

Budismos Petrópolis aqui.
Budismo Petrópolis no Instagram

Budismo Engajado Oficial no Instagram

Budismo Engajado no Facebook

Budismo Engajado no Twitter
Vá para cima