Quarentena – Escolas e professores de Yoga abrem suas aulas no Instagram

Por Cristiana Dias Baptista (Titi)

Nos últimos dias, do conforto da minha quarentena, fui percebendo um movimento muito bacana no Instagram que encheu meu coração de alegria. Começou a pipocar na tela do meu Instagram, lives com aulas de Yoga. E como eu sigo centenas de estúdios e professores de Yoga mundo a fora, percebi que o que poderia ser apenas um fato isolado, se mostrou ser uma ação em massa.

No primeiro domingão de quarentena, 22 de março de 2020, às 10 da manhã, apareciam mais de 20 Stories no meu Instagram com aulas de Yoga ao vivo. Me dei ao luxo de escolher em qual ‘estúdio’ e com qual professor gostaria de praticar.

Vasculhando um pouco mais pelas postagens do Insta fiquei emocionada de ver o tamanho desse movimento e não pude deixar de sentir um real compromisso da comunidade do Yoga com o Karma Yoga, o trabalho dedicado ao bem-estar do próximo, aquele que TEM que ser feito.

Domingo, 8h – Karime Neder abriu a maratona de Yoga do Studio Nataraja.

O que motiva esses professores?

Conversei com alguns deles, veja a seguir:

“Sabemos pela experiência o quanto o Yoga molda as vibrações energéticas das partículas que compõe nosso corpo/mente. Na visão yogi, não há separação entre corpo e mente e a consciência precede a biologia, portanto yoga acalma, cura e imuniza nossa mente/corpo. Queremos que cada um que faz a prática vibre positivamente, afetando o padrão coletivo de pensamentos e emoções.

Todo movimento voltado para elevar nossa consciência para além do medo e para nos ensinar o quanto somos conectados é válido e faz diferença no campo da mente coletiva. Cada um faz a sua parte quando se NUTRE do Yoga. Mais do que nunca precisamos dessa consciência. Nosso destino pode ser moldado, desenhado e influenciado por nossa vibração coletiva. YOGA PARA TODOS é o que desejamos com esse movimento”  

Dany Gonçalves 

Dany é professora de Yoga e está a frente do Una Yoga, que está publicando diariamente todas as suas aulas AQUI.

“Eu imagino que tenho uma missão e a minha é ser professora, por isso sinto que tenho um compromisso: compartilhar o que sei. Me emociona demais ver as pessoas trabalhando para conter esse vírus e salvar vidas e eu aqui em casa quieta, isolada. Sei que tenho que fazer a minha parte, mesmo que ela seja pequena. Dar a minha contribuição me torna parte integrante e viva desse momento difícil em que vivemos. Também penso que é uma forma de levar um outro lado para essa situação. Uma visão de acender uma luz e não apenas lamentar estar no escuro. Acho que é uma oportunidade de refletirmos, de trazer um encontro mais profundo com nossos sentimentos e de nos olharmos como sociedade e nos transformamos, sermos mais humanos e generosos. Hora de olhar nossos obstáculos e, principalmente nossa atitude frente a eles. E essa é minha maneira de contribuir, através das minhas aulas de Yoga.”

Andreia Felice

Andrea é professora de Ashtanga e Hatha Yoga, suas aulas, bem como várias dicas de leituras e filmes sobre Yoga encontram-se  AQUI.

“Estamos passando por um momento muito delicado que nos envolve como um todo. Acredito que somente as nossas forças essenciais podem nos ajudar a superar momentos assim. As pessoas estão tensas e preocupadas, mas o que também vejo crescer no meio de tudo isso é o que nos torna humanos, O AMOR, a cumplicidade E tudo isso é muito maior.

Não podemos nesse momento exercer o nosso trabalho presencialmente, mas estamos unidos com o propósito de disseminar o melhor do Yoga. E que isso nos fortaleça como seres sagrados que somos. Nós temos um carinho enorme pelo Studio Nataraja como espaço, mas o verdadeiro poder não se limita as paredes e decorações do espaço. Cada um de nós carrega em si essa força seja onde estiver e nas situações mais difíceis essa força refortalece e é isso que queremos expressar.

Também queremos ajudar o outro a encontrar e expressar essa força dentro dele, pois o bem-estar físico, emocional e mental é extremamente importante para aumentar a nossa imunidade.”

Karime Neder

Karime Neder é professora de Yoga e está a frente do Studio Nataraja. As aulas você acessa AQUI.

“Depois de sentir aquele “vazio ruim” de fecharmos as portas do estúdio sem previsão de reabertura, começamos a pensar como poderíamos manter contato com a comunidade à distância e ajudar todos a manter a saúde física, mental e emocional – o que sabemos que é possível com a prática regular de yoga. Neste momento tão delicado, em que as emoções ficam mais instáveis e desequilibradas, é muito importante tentarmos ficar mais perto do nosso centro, até para ajudar também nosso sistema imunológico a se manter fortalecido.

Sentimos que é nossa missão ajudar as pessoas com as ferramentas que nós temos – o que neste caso são as aulas conduzidas online. Não fizemos um juramento formal, como os médicos, mas sentimos que é nossa obrigação fazer o que estamos fazendo. Não podemos simplesmente ficar em casa parados sendo que podemos ajudar um monte de gente!

Não esperava o retorno que estamos tendo, nem que poderia sentir tanta felicidade depois daquele vazio ruim que senti quando fechamos as portas. Recebemos uma enxurrada de mensagens extremamente tocantes, de amor, de gratidão, nos contando de como as práticas estão ajudando, oferecendo até colaborar financeiramente, de como estão se sentindo próximos do estúdio, de como até conseguem se imaginar dentro da sala se fecharem os olhos ouvindo nossa condução. Muitas pessoas de outros lugares praticando que até já pediram para montarmos um esquema de continuar com essas aulas mesmo depois de o estúdio voltar a funcionar.”

Andrea Wellbaum

Andrea é professora de Yoga e está a frente do Hot Yoga São Paulo. Todas as aulas você encontra AQUI.

No Stories do Instagram do Nowmastê eu compartilho diariamente todas as lives de Yoga que fico sabendo. VAI LÁ. Ah, e se você não tem seu tapetinho de Yoga, a EKOMAT criou uma nova campanha: com o cupom "YOGAEMCASA" você ganha 20% de desconto em todos os produtos.

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?