Lendo agora
Quais benefícios da prática de mindfulness?

Quais benefícios da prática de mindfulness?

Avatar

Por Luiza Camargo*

IMG_2340

Mindfulness nos ajuda a desfrutar do momento presente, presente!

Quantas vezes estamos fazendo algo pensando em outra coisa? Nossos pensamentos nos levam para longe e nem percebemos o que está disponível no presente.

“Em nossas vidas cotidianas, a nossa atenção se encontra dispersa. Nosso corpo está em determinado lugar, ignoramos a nossa respiração e a nossa mente permanece vagando. Ao prestarmos atenção em nossa respiração enquanto inspiramos, essas três coisas (corpo, respiração e mente) entram em uníssono. E isto pode acontecer em apenas um ou dois segundo. Nós voltamos a nós mesmos. A consciência une os três elementos, e nós passamos a estar inteiramente presentes no aqui e no agora. Cuidamos do nosso corpo, cuidamos da nossa respiração e cuidamos da nossa mente.” Thich Nath Hanh

Muitos estudos comprovam os benefícios do desenvolvimento desta prática ao ser integrada à sua vida, Jim Hopper lista alguns:

– Mais compreensão das experiências vividas, estando ciente e com maior clareza do que ocorre em nossa mente.
– Mais atenção e menos distração, aumentando a manutenção do foco.
– Mais alegria na vida, por estar ciente dos momentos agradáveis, que antes nem notava por estar com o pensamento no passado ou no futuro.
– Melhor integração mente-corpo, pois muitos de nós vivemos apenas em nossas cabeças e esquecemos do corpo, ignorando seus sinais. Mindfulness nos ajuda a estar ciente do corpo e da mente.

Mindfulness é para ser experienciado e explorado por cada um, você deve sentir os seus benefícios de levar essa prática para sua vida, inserindo, desenvolvendo e integrando as habilidades a cada dia e com pequenos passos por vez.

Vamos começar a praticar logo que acordamos?

Ainda na cama, ao acordar, faça três respirações conscientes, notando o ar entrando e saindo de seu corpo, apenas sentindo as sensações que essas respirações lhe proporcionam.

Thich Nhat Hanh, em seu livro “Silêncio – O poder da quietude num mundo barulhento”, sugere dizer essa frase mentalmente ao respirar:

“Ao acordar essa manhã, vou sorrir. Vinte e quatro horas novinhas em folha estão esperando por mim. Eu prometo vivê-las intensamente e aprender a olhar tudo o que me rodeia com os olhos da compaixão.”

Experimente inserir no seu dia a dia essa prática e estar ciente de sua respiração.
Boa prática!

Quer conhecer mais sobre mindfulness? No site temos disponível os próximos eventos.
www.luizacamargo.com.br

luiza camargo mendes

*Luiza Camargo Mendes é nutricionista (CRN 3 – 21165) e acredita na união da Nutrição, Mindful Eating e Meditação. O alimento é um veículo para nutrir o corpo e a mente e, também um reflexo de como lidamos com nossas vidas. Na sua trajetória é pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento e com especialização em Nutrição Desportiva. Realizou o treinamento em Mindful Eating-Conscious Living com Jan Chozen Bays e Char Wilkins pela UCSD e Estratégias de Mindfulness com Janchub Reid pelo MTI.

Contatos:
www.luizacamargo.com.br
[email protected]
Referência:
Hanh, Thich Nhat. Silêncio: o poder da quietude num mundo barulhento. HarperCollins, 2016.
Hanh, Thich Nhat. A Arte de Sentar. Agir, 2015.

Veja comentários

Deixe uma resposta

Vá para cima