Programa ensina profissionais da saúde a lidar com o sofrimento de seus pacientes

Nowmastê

Aqui no Nowmastê a gente tem sempre a oportunidade de conhecer projetos fantásticos que estão ajudando a melhorar relações e a realidade em que vivemos. Aqui mais um deles. Conheça o programa O Paciente Simplificado, criado pelo psicanalista Francisco Nogueira e que conta com a ajuda da palhaça Nina Campos.

“Desde que trabalho com saúde, sempre me tocou o abandono do sofrimento do outro. O Paciente Simplificado é um programa para os profissionais de saúde que, como eu, precisam lidar com o sofrimento dos seus pacientes, mas que desejam fazer isso de maneira a preservar os envolvidos nas relações, assim como as relações em si.”

Conversamos com a Nina Campos para saber um pouquinho mais sobre este lindo trabalho:

Onde o Programa funciona e há quanto tempo?

O Programa começou a ser desenvolvido no final de 2014 e ficou pronto em janeiro de 2016. Teve três edições: duas no Hospital da USP e uma no Curso de Comunicação em Cuidados Paliativos da Casa do Cuidar. Ele agora está sendo oferecido para organizações privadas e também contará com uma turma aberta ao público de profissionais de saúde em geral em outubro

Quantos profissionais já passaram por ele?

Cerca de cinquenta.

De onde surgiu a ideia? 

A ideia surgiu de conversas informais do Francisco com profissionais de saúde que buscavam conselhos para resolver questões ligadas não às especialidades com as quais trabalhavam, mas sim quanto aos relacionamentos com pacientes. Dúvidas sobre como lidar com questões do âmbito emocional eram sempre as mais frequentes. Ele então pensou em um formato de programa que pudesse levar o conhecimento da psicanálise no que tange à comunicação entre as pessoas a um público que dele poderia se beneficiar.

Esse tipo de trabalho (como facilitadora) é comum para você? Pode dar alguns outros exemplos?

Sim, sou uma das criadoras da POP – Palhaços a Serviço das Pessoas, uma consultoria que trabalha pela melhor qualidade das relações há 9 anos. Junto com a minha sócia, Mônica Malheiros, realizamos trabalhos de desenvolvimento humano em organizações privadas e públicas, sempre com o foco de oferecer a linguagem do palhaço como trampolim para que as pessoas possam ir além.

Nosso site: www.pop123.com.br

Vá para cima