Principais comemorações do calendário hindu em 2019

Krishna, Shiva, Dunga? Quer saber quem, o que e quando comemorar os festivais hindu em 2019*? Confira abaixo uma compilação* das principais celebrações e o que cada uma significa.

Ganesha Chaturthi – Festival de Ganesha

14 de janeiro – Makar Sankranti – Celebra Surya, o Deus Sol

Makara Sankranti, também conhecido como Makaraa Sankrānti ou Maghi, é um dia de festival no calendário hindu, em referência à divindade Surya. É observado a cada ano em janeiro. Ele marca o primeiro dia de trânsito do sol no Makara, marcando o final do mês com o solstício de inverno e o início de dias mais longos.

5 de março – Maha Shivaratri – Celebra a noite de Lord Shiva

Maha Shivratri ou Maha Sivaratri ou Shivaratri ou Sivarathri é um feriado festivo indiano e nepalês, celebrado todos os anos na 13ª noite e 14º dia no Krishna Paksha do mês de Maagha, em homenagem ao deus Shiva. O festival é celebrado principalmente através da oferta de bael a Shiva.

21 de março – Holi – Primavera, Festival das Cores

Holi ou Festival das Cores é um festival realizado na Índia todos os anos entre fevereiro e março, que comemora a chegada da Primavera. Neste dia, as pessoas atiram tintas das mais diversas cores umas às outras, com muita bebida, comida e música.

14 de abril – Nascimento de Rama Navami

Rama Navami é uma festa hindu de primavera que celebra o aniversário do deus Rama. Ele é particularmente importante para a tradição vaishnavista do hinduísmo, como o sétimo avatar de Vishnu. O festival é uma parte da primavera Navratri, e cai no nono dia da metade brilhante no mês do calendário hindu de Chaitra.

16 de julho – Guru Purnima – Dedicado a celebração do professor guru

O Guru Purnima é uma tradição espiritual oriental dedicada a professores espirituais e acadêmicos, que são humanos evoluídos ou iluminados, prontos para compartilhar sua sabedoria, com pouca ou nenhuma expectativa monetária, baseada no Karma Yoga.

15 de agosto – Raksa Bandhana – Celabra a união entre irmãos e irmãs

Raksha Bandhan, também Rakshabandhan, ou Rakhi, é um rito anual popular, tradicionalmente hindu, ou cerimônia, que é central para um festival de mesmo nome, celebrado em partes do Sul da Ásia, e entre pessoas influenciadas pela cultura do sul da Ásia em todo o país e mundo.

24 de agosto – Krishna Janmashtami – Nascimento de Lord Krishna

Krishna Janmashtami, também conhecido simplesmente como Janmashtami ou Gokulashtami, é um festival hindu anual que celebra o nascimento de Krishna, o oitavo avatar de Vishnu.

2 de setembro – Ganesha Chaturthi – Festival de Ganesha

O Ganesha Chaturthi é o festival Hindu comemorado em honra do deus com cabeça de elefante Ganesha. Conhecido no ocidente como o aniversário de Ganesha. As celebrações são tradicionalmente realizadas no 4º dia da primeira quinzena no mês de Bhaadrapada, de acordo com o calendário hindu.

29 de setembro a 8 de outubro – Navaratri

O Navaratri é um festival dedicado à devoção da divindade hindu Durga. O termo Navaratri significa “nove noites” em sânscrito. Durante estas nove noites e dez dias, são honradas nove formas de devi. O décimo dia é geralmente denominado Vijayadashami ouDussehra

8 de outubro – Dassera

Celebra a vitória de Rama sobre o demônio Rei Ravana – Vijayadashami também conhecido como Dasahara, Dusshera, Dasara, Dussehra ou Dashain é um importante festival hindu celebrado no final do Navratri todos os anos.

27 de outubro – Diwali

Festa das Luzes, celebra a vitória da luz sobre a escuridão – O Diwali é uma festa religiosa hindu, conhecida também como o festival das luzes. Durante o Diwali, celebrado uma vez ao ano, as pessoas estreiam roupas novas, dividem doces e lançam fogos de artifício.

*com muita ajuda do Wikipedia. ;-)

*Você sabia…

Mas por que muitas das celebrações hindu mudam de data todo ano?

Ao contrário dos feriados ocidentais, que geralmente acontecem em uma data fixa, determinada de acordo com o calendário gregoriano, aquele com dias, meses e anos que não se alteram e que é usado convencionalmente desde 1582, a maioria dos feriados das tradições orientas segue as movimentações dos astros. Por exemplo, uma data comemorativa hindu pode acontecer em toda primeira lua cheia de inverno, e como o ciclo lunar é de 28 dias e os meses em média tem 30, a primeira lua cheia do inverno muda de data no calendário gregoriano de ano a ano.

3 Comentários

  1. Eu precisava fazer um trabalho, a página me ajudou muito, muito obrigada!

  2. Lucas Eduardo diz:

    Entåo somos 3

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?