Lendo agora
Conheça a primeira horta subterrânea em um empreendimento comercial de São Paulo

Conheça a primeira horta subterrânea em um empreendimento comercial de São Paulo

Nowmastê

Fomos conferir a primeira horta subterrânea em um prédio comercial de São Paulo e, que sá, do Brasil. Um projeto de encher os olhos e dar aquela esperançazinha de que seja um exemplo a ser seguido. Veja como tudo aconteceu:

O Programa EcoMalzoni de gerenciamento de resíduos vem sendo implantado desde outubro de 2015 no Edifício Pátio Victor Malzoni , com o objetivo de diminuir desperdícios e aumentar a conscientização e o envolvimento dos usuários na questão de reciclagem.

Com o mote “transformar espaços e pessoas” o projeto já conseguiu diminuir significativamente o lixo enviado para aterros sanitários. Somente em abril, foram enviadas à reciclagem 18 toneladas de resíduos, contra uma média de 1,3 tonelada antes do início do trabalho. Já a produção de adubo a partir do sistema de compostagem do lixo orgânico do prédio totalizou 4,3 toneladas no mês, resultado em 40% de resíduos destinados corretamente.

O EcoMalzoni envolve ainda coleta de bitucas de cigarro para reciclagem; logística reversa de cápsulas de café; adequação das lixeiras nos halls de serviço do prédio; criação de um Ecoponto,  para que os usuários possam descartar o lixo reciclável trazido de casa; e o desenvolvimento da primeira horta urbana de subsolo da cidade, que produzirá verduras e temperos, como hortelã, manjericão, alface, alecrim e tomilho.

patio malzoni

O projeto resíduo zero foi desenvolvido e implantado pela Arueira Ambiental, empresa de gestão de resíduos que nasceu da necessidade de encontrar soluções efetivas para destinação do resíduo que nossa sociedade produz.

A empresa tem soluções para resíduos secos/recicláveis, resíduo orgânico, isopor, bitucas de cigarro, lâmpadas, sucata de equipamentos eletrônicos, cápsulas de nespresso, esgoto e mais. O trabalho está apenas começando mas já com projetos implantados em São Paulo no Colégio Dante Alighieri, Colégio Porto Seguro, Rede Affari de Restaurantes e agora no Edifício Pátio Malzoni (o prédio do Google).

Visitem: www.arueira.com

Recomendamos muito a visita, você vai se surpreender! 

A exposição vai até o dia 10, com entrada livre na Faria Lima, 3477. (À partir das 10:00 horas)

Veja comentários (2)
  • Boa tarde

    Ainda é possível agendar uma visita para conhecer esse projeto ? Existe algum projeto de inclusão para pessoas que enfrentam mais os obstáculos que a deficiência psíquica ( autismo ou psicose) traz?
    Grata
    Aida
    Psicanalista
    Núcleo POLI ( ) TICA do projeto de Clínica Escola OFICINa DE PSICaNáLISE LaCaNIaNa

Deixe uma resposta

Vá para cima