Primavere-se com Ayurveda

O Saúde Elementar é um projeto do casal Andreas Bruno, professor e terapêuta ayurvédico e Maíra Salomão, naturóloga e psicoterapêuta, juntos eles criam cursos e retiros de Ayurveda e Psicologia Integrativa.

No Instagram do Saúde Alimentar tem sempre uma pílula e outra com dicas para o bem-estar.

Aqui eles falam como equilibrar seus Doshas* na Primavera:

Depois de uma temporada de recolhimento, onde o profundo da terra guardou grande parte da energia das plantas, é tempo dessa energia emergir novamente. Que venha o verde, folhas e flores. E que junto floresça nossa energia vital!

Para o Ayurveda é um período para olhar com atenção para o Dosha Kapha. Esse Dosha que foi agravado pelo frio do Inverno e aumentou no nosso organismo, com o calor que vem com a primavera ele derrete e começa a circular pelo corpo. Assim como as geleiras derretem nas altas montanhas, o Kapha começa inundar nosso organismo.

Então é tempo de usar menos laticínios e alimentos pesados. Mais temperos quentes como o gengibre, a canela e a pimenta do reino.

Ao mesmo tempo, Primavera é mudança, é transição, e tudo que é mudança pode agravar o Dosha Vata. Por isso, é bom manter um olho nele também. Alimentos bem quentinhos, temperados também com especiarias quentes e a prática diária de uma boa meditação com Pranayamas já é suficiente para cuidar do Vata com carinho nessa estação.

Então, que possamos nos cuidar para colher os melhores frutos que a Primavera nos oferece!

Primavere-se com Ayurveda!

Andreas Bruno

*No site do Saúde Elementar você consegue saber direitinho quais são as características de cada Dosha (biotipos da Ayurveda) e o que acontece quando cada um deles está em desequilíbrio.

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?