Por que fazer, trabalhar, só no que a gente ama?

Por Claudio Edinger*

O brilhante Joseph Campbell (1904-1987), um dos meus filósofos favoritos, explica:

Bill Moyers: Você alguma vez pensa que quando segue o que adora fazer, o que você chama de “follow your bliss”, aparecem mãos secretas que abrem os caminhos da sua vida?

Joseph Campbell: O tempo todo, é milagroso isso. Eu acredito completamente que, quando você faz o que ama, o que adora fazer, mãos invisíveis do cosmos aparecem o tempo todo para te ajudar, como mágica.

Como numa peça de teatro que, enquanto você faz seu papel, o cenário é alterado pela produção, a luz, o volume do som, a música do fundo, tudo vai mudando automaticamente, outros atores entram e saem, lhe ajudando a fazer sua parte…

Aí você realiza para que veio ao mundo. O universo conspira a seu favor o tempo todo! Quando você percebe isso, entra no campo de uma alegria indescritível, e as portas começam a se abrir para você. Experimente! Siga o que ama, follow your bliss, e nunca tenha medo. Portas se abrirão em lugares onde você só via muros e paredes. Funciona como matemática!

*(extraído da entrevista com Bill Moyers, “O Poder do Mito” — que todo mundo deveria ver:

 

*Formado em Economia, Claudio Edinger é autor de 14 livros fotográficos e um romance. Começou a dar aulas de fotografia em 1979 na Parson’s School of Design e mais tarde no International Center of Photography (ICP), ambos em Nova York.

Recebeu o Prêmio Leica duas vezes, o Prêmio Hasselblad, o Prêmio Higashikawa, o Prêmio Ernst Haas, Prêmio JP Morgan, Prêmio Pictures of The Year, Prêmio Abril, Prêmio Marc Ferrez e, por duas vezes, recebeu o Prêmio Porto Seguro no Brasil.

Suas fotos estão nas coleções do MASP, MIS, MAM, MAC, Pinacoteca, Museu Metropolitano de Curitiba, Metronòn (Barcelona), Higashikawa (Japão), AT&T Photo Collection, Equity International Photo Collection, Brazil Golden Art Fund, Itaú Cultural, Centro Cultural Banco do Brasil e nas maiores coleções particulares de fotografia do Brasil. É professor de História da Fotografia Contemporânea na Casa do Saber.

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?