Lendo agora
Os encantos de Bali – Por Catherine von Buettner

Os encantos de Bali – Por Catherine von Buettner

Nowmastê

Bali-Temple

Paisagem fértil e verdejante, vulcões, florestas, rios cintilantes e arrozais: bem vindo a Bali. Rapazes com dreadlocks tocando tambores, dj´s mixando eletrofunk em laptops, estrangeiros radicados na ilha bebericando coquetéis no Ku De Ta. Bali é capaz de deslocar-se bem entre esses dois extremos. A cultura da ilha é baseada nos preceitos da harmonia e do equilíbrio: entre a luz e a escuridão, o espiritual e o material, o tradicional e o moderno.

bali2

bali3

bali4

bali5

Bali está se transformando rapidamente. 2008 foi o maior ano de sua história para o turismo, e os investimentos não param de chegar, com arrozais dando lugar a hotéis e famílias vendendo lotes de terra a quem fizer o lance mais alto. Em meio a tanto comércio, é impossível deixar de se perguntar se a cultura local será devorada junto com a terra. As artes e os rituais tradicionais ainda estão vivos, ainda são importantes? Sim, aonde quer que você vá, assistirá a rituais sendo praticados: uma jovem faz uma oferenda na praia colocando nas ondas uma canang, ou cesta de orações feitas de folhas de bananeira, com flores, incenso e arroz. 

bali6

bali7

Um ritual de cremação inclui carros alegóricos e uma orquestra gamelan. Artesões esculpem madeira e pedra à maneira de seus ancestrais. Músicos, dançarinos e outros artistas continuam a praticar sua arte típica, mas, em muitos casos, incorporam influências globais. De novo, o segredo é encontrar o ponto de equilíbrio.

bali8

Essas tradições ainda são acessíveis graças aos próprios balineses, cujo calor humano é algo raro em nossa época. No Pura Besakih, ou templo-mãe, pessoas de todas as idades chegam trajando as vestes tradicionais, e mesmo os adolescentes se calam quando o mangku (sacerdote) salpica água-benta sobre os presentes. Cada cultura só é forte se contar com a dedicação da próxima geração.

bali9

bali10

bali11

cathy2
*Catherine von Buettner é reponsável pelo blog Meu Mundo Viajando e faz roteiros personalizados para todos os gostos e bolsos.
Vá para cima