Os diversos Sistemas Florais do mundo

Por Valquiria Rita Geraldini*

Foto da Valquiria e Ilustração de @juzimmermann para Colab55

Os florais são preparados líquidos feitos de infusões de flores de arbustos e árvores silvestres. A utilização dos florais dentro de um contexto terapêutico tem como objetivo promover um estado de harmonia e equilíbrio, o que vai proporcionar ao indivíduo a capacidade de celebrar a vida vivendo-a em sua plenitude.

Foi um médico inglês na década de 30 quem criou o primeiro sistema de florais que surgiu no mundo. O seu nome era Edward Bach e mais tarde as essências florais que ele descobriu começaram a ser conhecidas como Florais de Bach Este sistema é composto de 38 essências florais e o Rescue Remedy que é uma combinação de cinco essências florais para as situações emergenciais.

Na Califórnia, Patricia Kaminski e Richard Katz da Flower Essence Society, preparam desde a década de 70 essências florais de diferentes regiões da Califórnia. Para exemplificar, vou citar a lindíssima Iris. Sua essência floral permite vivermos a vida de forma inspirada, expressando criativamente e plenamente os nossos dons, conseguindo colorir de forma inspirada tudo o que fazemos, revelando o belo em cada uma das nossas interferências no mundo.

Na Austrália, Ian White da Australian Bush Flower Essences, pesquisa e produz essências florais de diversas áreas da Austrália. Para exemplificar o sistema australiano vou citar a essência floral Five Corners indicada para a baixa auteestima especialmente em relação ao corpo físico. Esta essência floral vai trazer amor e aceitação de si próprio e a celebração da própria beleza.

No Alaska, Steve Johnson desenvolve sua pesquisa e produção de essências florais. Do Sistema do Alaska podemos citar a essência floral Blue Elf Viola que ajuda a dissipar a camada de energia que foi se construindo em volta da nossa raiva e frustração, auxiliando a compreender as questões que estão na raiz destas emoções para que elas possam ser expressas de forma clara e centrada no coração.

No Canadá, Sabina Pettit pesquisa e produz essências na Ilha de Vancouver. Este sistema é chamado de Florais do Pacífico e para exemplificar vou citar a Salal que ajuda a percebermos o nosso poder de perdoar os outros e a nós mesmo.

No Brasil também encontramos pesquisadores de sistemas de essências florais. Entre eles os Florais de Minas em Minas Gerais desenvolvido pelos pesquisadores Breno Marques e Ednamara Vasconcelos; as Essências da Mata Atlântica produzidas pela pesquisadora Sandra Epstein, as essências florais Filhas de Gaia produzidas a partir de flores nativas de inúmeras regiões do Brasil pela Maria Grillo e o Sistema dos Florais de Saint Germain produzidos pela Neide Margonari.

Para exemplificar podemos citar as seguintes essências florais: Margarida (Florais de Minas) indicada para pessoas que tem uma visão fragmentada da vida supervalorizando o lado racional; Oyamã (Florais da Mata Atlântica) indicado para pensamentos confusos e ajudar a desenvolver o amor próprio; Allium (Saint Germain) indicada para desenvolver a calma e atuar como coadjuvante contra o esgotamento emocional e físico e Paineira (Filhas de Gaia) auxilia a reconexão com os valores femininos sendo ideal para momentos de carência afetiva, abandono e rejeição.

Os florais não possuem contra indicação e podem ser utilizados por pessoas de qualquer idade inclusive bebês. Podem ainda ser usados como coadjuvante com qualquer outro tratamento que seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação do país. Normalmente são utilizadas tomando-se 4 gotas 4 vezes ao ao dia.

*Valquiria Rita Geraldini é uma eterna otimista que acredita no lado bom das pessoas. Terapeuta Floral, Escritora, Instrutora em Visualização Criativa, Practitioner em Florais de Bach registrada no Bach Foundation da Inglaterra. Participou também do Programa de Formação em Terapia Floral pela Flower Essence Society (FES – Califórnia). Atende crianças, adolescentes e adultos. Realiza consultas online.

Contato: [email protected]
Site: www.harmoniaesaude.com

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?