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Os benefícios de praticar Yoga durante a gravidez

Os benefícios de praticar Yoga durante a gravidez

Nowmastê

Via Mãe.blog.br

Photo by Suhyeon Choi on Unsplash

A Importância da Yoga Para a Gestante

A yoga é uma arte milenar desenvolvida no oriente que preza trabalhar o relaxamento, a concentração e a respiração através de exercícios funcionais sem impacto. A palavra yoga tem como origem o sânscrito, e entre suas possíveis traduções temos as palavras ‘unir’ e ‘integrar’ que refletem a síntese filosófica da prática: ao praticar yoga o indivíduo tenta integrar-se ao todo através de sua postura e de respirações coordenadas. O yoga é utilizado no auxílio do tratamento de doenças como depressão, ansiedade, hipertensão, asma, diabetes, distúrbios estomacais e até mesmo de algumas doenças cardíacas.

Por se tratar de um exercício sem impactos e de baixo risco o yoga é altamente recomendado para mulheres grávidas, uma vez que trabalha o corpo prezando sua saúde ao mesmo tempo em que exercita os músculos essenciais para o bem estar da mulher antes, durante e após o parto. O yoga trabalha pontos fundamentais para que a gestação seja aproveitada de forma plena e para que a relação entre a mãe e o bebê seja ainda mais intensa nesse período de transformações e novidades para ambos.

Criando Laços e Preparando o Corpo Para a Chegada do Bebê

O yoga trabalha a conexão da mãe com o bebê através de movimentos suaves e direcionados, fazendo com que seja possível sentir a movimentação na barriga e proporcionando momentos únicos através de estímulos ao bebê. É importante que sempre que possível o pai também participe das atividades, pois também auxilia no fortalecimento de vínculos com o bebê e oferece o suporte necessário para a mãe.

Praticar yoga auxilia na preparação do parto, uma vez que seus exercícios conseguem fortalecer a musculatura da pélvis e fazem com que a mulher ganhe confiança física e psicológica para o momento do parto. A preparação pode ser difícil para muitas mulheres, principalmente para aquelas que sofrem de ansiedade, o yoga auxilia diretamente no bem estar e diminui dores e incômodos frequentes no período anterior ao parto.

Benefícios da Yoga no Período de Gestação

Entre os demais benefícios da prática de yoga durante a gestação é essencial citar a redução de dores na lombar e a melhora na circulação sanguina, que consequentemente reduz o inchaço, a câimbra e as varizes. Estudos comprovam que a prática de yoga também reduz as chances de ocorrer partos prematuros, uma vez que o corpo da mulher está melhor preparado ao longo da gestação e os exercícios auxiliam no posicionamento do bebê no útero. Além disso o yoga também trabalha a postura da mulher e faz com que ela aprenda a ouvir seu próprio corpo, algo essencial durante a gravidez e o período de puerpério.

Saúde em Primeiro Lugar

A saúde da mãe deve ser a prioridade ao longo da gestação, tanto em sua alimentação quanto na prática de exercícios físicos que estimulem e trabalhem os músculos sem prejudicar o bebê. O yoga pode ser feito em qualquer lugar e é uma excelente maneira de preparar o físico, o emocional e o espiritual para essa nova fase da vida.

Contudo, para que a mulher possa aproveitar a aula de yoga ao máximo sem correr riscos ou prejudicar a saúde do bebê, é necessário o suporte e a orientação por parte de um profissional, que organize exercícios que não comprimam o cordão umbilical nem causem pressão no diafragma. A yoga pode ser praticada já no primeiro trimestre da gestação, pois não oferece riscos quando orientada por um profissional.

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