Lendo agora
A origem Tântrica da Kriya Yoga de Babaji

A origem Tântrica da Kriya Yoga de Babaji

Nowmastê

Por Sharana Devi*

10603331_10201878913889338_9005905229684475373_n

 

Os Tantras são textos que foram escritos por volta de 1000 a 1500 anos atrás. Eles tratam de filosofia e misticismo e estão relacionados a muitos sábios, rishis e siddhas da Índia medieval.

Diz-se que estes textos são como modelos normativos e explicativos da Realidade e que eles examinam a totalidade da experiência humana e tentam otimiza-la no caminho da evolução.

O centro do conhecimento do tantra é o reconhecimento dos muitos aspectos que Energia Divina manifesta. Os tantras chamam esta energia de Shakti e sua expressão em nossa vida é o que eles chamam de Prana, estas duas seriam a parte visível, mutável do princípio imutável da Inteligência Primordial ou Consciência, que está por trás de tudo. Os tantras chamam esta fonte de Shiva.

A Kriya Yoga de Babaji, aquela transmitida por Babaji a S.A.A. Ramaiah e deste para M.G. Satchidananda, tem sua origem no Tantra por contemplar e ter a meta de realizar na prática vários de seus princípios. Ela também pode ser comparada com uma moeda com dois lados complementares, sendo um dos lados o da consciência e o outro o da energia, Shiva e Shakti respectivamente.

Kriya Yoga utiliza o modelo do aperfeiçoamento da consciência em nós, modelo que é aquele ensinado por Patanjali em seus Yoga Sutras, o caminho da purificação da mente que é o instrumento usado para religar o nosso pequeno self ao Self profundo e elevado. É basicamente o caminho da meditação, das intenções e do auto exame, que levam ao discernimento da Verdadeira Fonte de Alegria em nós.

Utiliza também o modelo do aperfeiçoamento da energia que é o da Laya ou Kundalini Yoga, o Yoga da dissolução, o caminho da compreensão de nossa natureza sutil que inclui todo o conhecimento, purificação e desenvolvimento de estruturas como a dos canais sutis ou nadis e centros sutis ou chakras, o caminho da transformação da energia prânica em pranashakti ou energia espiritual. O caminho da purificação e transformação da energia básica e inata vital em energia espiritual. Nele incluímos Kriya Hatha Yoga ou asanas, bandhas, mudras e respiração consciente e prática de mantras, o uso da visualização de mandalas ou yantras (formas geométricas).

A forma como se organizou tudo isso em Kriya Yoga deu a ela o nome de Yoga dos cinco caminhos, Kriya Hatha Yoga, onde o foco predominante é o corpo físico, Kriya Kundalini Pranayama, para a maior absorção da energia prânica e a transformação dela em energia espiritual, Kriya Dhyana Yoga, para a desprogramação e desenvolvimento da mente elevando status medíocre de catalogadora e repetidora de padrões em mente dinâmica, determinada e unidirecionada, Kriya Mantra Yoga, com a utilização de sons sagrados ou mantras, transmitidos de uma consciência ampliada para a transformação da mera capacidade racional em discriminação para a evolução e finalmente Kriya Bhakti Yoga, o caminho para cultivar o amor incondicional para com tudo e com todos.

O que está por trás de todas as técnicas da Kriya Yoga de Babaji é a realização na prática do conceito tântrico de que energia segue consciência e consciência segue energia. Por isso cada um dos cinco caminhos é explicado didaticamente como se fossem separados mas de fato são sobrepostos. Por exemplo, ao praticarmos os asanas estamos criando naturalmente um caminho para a energia ir de um ponto ao outro, mas temos a consciência de que podemos dirigir a energia se usarmos a respiração coordenada com os movimentos, se usarmos concentração em um determinado centro de energia que esta postura trabalha. E assim acontece também com os outros ramos de Kriya Yoga. Todos são totalmente entrelaçados entre si. Por isso que se diz que a Kriya Yoga de Babaji é a dança entre consciência e energia.

sharana-devi

Depois de um intenso treinamento me tornei Yoga Acharya nesta linhagem, hoje sou responsável pelo movimento da Kriya Yoga de Babaji no Brasil, dou iniciações em todo país, sou responsável pelas publicações em português e organizo os seminários de Govindan Satchidananda. Dou treinamento para Instrutores de Kriya Hatha Yoga no Brasil e no Canadá, no Ashram de Quebec e também futuros Acharyas desta tradição. Fundei um estúdio de yoga, Jyothi Yoga, que fica na cidade de São Paulo, em 2010. E hoje com a ajuda de mais 2 kriyabans, a Anbu e o Viveka, temos ali iniciações em Kriya Yoga e as aulas regulares de Kriya hatha Yoga e distribuímos as publicações para todo o Brasil.

Para saber mais sobre aulas de Kriya Hatha Yoga: [email protected]

Sharana Devi  retorna em março de 2017, antes disso em janeiro estará dando um Treinamento Intensivo de Instrutores e levará um grupo para Índia em fevereiro.

Vá para cima