Onde existe luz

Por Fernanda Nogueira*

8ce53e8b8a234d15128bc87bc28febed

Há alguns anos, sofremos a perda irreparável do André, meu irmão, algo que nunca vai ser esquecido nem resolvido. Desde cedo convivi com a morte, com o ritual, com as separações. Muito duro e muito sofrido sempre testemunhar ou sofrer a separação de um ente querido. 

Quando aconteceu isso na nossa família, estava imersa nas Lições da Self Realization Fellowship. O livro, Onde Existe Luz (Paramahansa Yoganada), fala da passagem, da morte não como definitiva, mas como um estágio na nossa evolução. Como diz a terapeuta quântica Betta Vidmar, é um até logo e não um adeus.  Nossa alma é permanente, está além do corpo. O corpo é como uma roupa que usamos nessa jornada de aprendizagem que é a vida na Terra. Quando desencarnamos, deixamos o corpo e nossa alma segue seu caminho em direção a auto-realização e a comunhão com Deus. Esse mundo é uma ilusão, um sonho. Somos muito mais do que isso! Somos o reflexo, a imagem de Deus, expressa nessa perfeição. Precisar lidar com a morte de perto, me parece uma oportunidade, de certa forma, de lidar com essa transitoriedade da alma. É forte isso. No caso do André, sempre teve algo que me ajudou, que era o fato da alma dele ser grande demais para o planeta azul. Acho que ele via maior. Ficou pequeno.

Esta semana li um comentário onde o Guru afirma sobre a importância da religião ser, acima de tudo, uma ciência. Essa ciência hindu sagrada afirma que a alma é permanente, enquanto o corpo é transitório, assim como os sentidos. 

fe

*Fernanda é psicóloga, professora de yoga e empresária. Co-fundadora e coordenadora durante 7 anos do Palavra de Bebê, programa do Instituto Fazendo História dedicado a pesquisas e estudos que visam aprimorar o acolhimento institucional na primeira infância. Co-fundadora do Yogando com crianças, programa dedicado a aproximar yoga e educação. Co-fundadora do Bazar DaPraça, evento que reúne artistas, designers  e artesãos duas vezes por ano há mais de dez anos em São Paulo. Atualmente, Fernanda vive um período sabático na California com seu marido e seus filhos.

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?