O que é Yoga?

Por Joseph Le Page* via Yoga Integrativa

Yoga é um caminho para o autoconhecimento desenvolvido na Índia há mais de 5.000 anos. Ao longo de séculos, o Yoga vem se desenvolvendo continuamente até os dias de hoje. Existiram diversas formas de Yoga ao longo da história, mas na Índia o Yoga foi sistematicamente desenvolvido de modo único e científico. Ali o Yoga é ímpar em abrangência devido a sua vasta gama de tradições, abordagens e profundidade com relação ao modo sistemático em que milhares de praticantes dedicaram incontáveis horas ao desenvolvimento e aperfeiçoamento das práticas.

No Yoga, nós somos o objeto de estudo através da exploração e descoberta de nossa natureza espiritual, ou o Ser Real. A jornada que nos possibilita conquistar esse conhecimento é Yoga, e o conhecimento do Ser resultante desse estudo, também é Yoga.

Por sua natureza singular, o Yoga representa um paradoxo: é um vasto campo de estudo e, ao mesmo tempo, encontra-se tão perto de nós mesmos quanto a nossa respiração, expressão da nossa própria essência. Por um lado, o Yoga é uma ciência e uma disciplina em que os iogues concentram anos de dedicação e esforço. Por outro, é a arte de não esforçar-se, através da qual descobrimos um Ser que já é inteiro e completo, e ao qual nada pode ser adicionado ou subtraído.

O Yoga é uma ciência ancestral, desenvolvida por pessoas de grande sabedoria no passado distante. É também nossa vida diária que se encontra, unicamente, no momento presente. A filosofia e a psicologia do Yoga são muito profundas, mas independente do quanto o estudarmos, essa profundidade deve ser vivenciada dentro de nós mesmos para não nos distanciarmos de sua essência.

Dada a extensão da literatura sobre o Yoga e ao imenso período que ela compreende, nossa exploração do Yoga é multifacetada por sua própria natureza. Ao invés de vermos as múltiplas facetas como contraditórias, nós podemos compará-las à fábula indiana sobre os homens cegos a quem foi pedido que descrevessem um elefante. Cada homem tocou o elefante num lugar e fez uma descrição diferente. Todos eles estavam certos, no entanto não conseguiram descrever todo o elefante. Ao contemplarmos as diversas facetas do Yoga, obteremos uma compreensão melhor de sua visão geral. Essa visão, ou modo de ver o mundo através dos olhos do Yoga é chamado Yoga Darshana. É o primeiro dos quatro pilares, ou fundações, que constituem o Yoga, em sua totalidade.

Os Quatro Pilares

1.Yoga Chikitsa Darshana – A visão

2. Yoga Chikitsa Marga – O caminho

3. Yoga Chikitsa Sadhana – As ferramentas, técnicas e metodologia

4. Kaivalya – O resultado

*O professor Joseph Le Page, americano radicado no Brasil, co-criador do Centro de Yoga Montanha Encantada, um dos maiores centros de Yoga da América Latina, localizado na cidade de Garopaba, Santa Catarina. Para saber mais sobre ele entre aqui.

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?