Lendo agora
O que é a Kriya Yoga?

O que é a Kriya Yoga?

Nowmastê

O Kriya Yoga é uma prática de meditação, que não requer isolamento social ou físico e ajusta-se tanto às pessoas comuns quanto aos monges. A partir dos princípios do Karma Yoga, o Kriya Yoga ensina que toda ação – Kri – é feita pela alma que reside em seu interior – ya.

Kriya Yoga não é uma religião. É uma ferramenta poderosa para ser usada pelos que trilham o caminho espiritual e desejam acelerar seu autodesenvolvimento. Seus ensinamentos enfatizam o relacionamento entre respiração e mente, que se influenciam mutuamente. Nessa reciprocidade, reside o segredo do controle da mente: “o controle da respiração é autocontrole”.

Nenhum dos textos sagrados da Índia registra o início da antiga tradição do Kriya Yoga. Desde tempos imemoriais, essa técnica científica (com benefícios como o bem-estar, calma e equilíbrio já comprovados) vem sendo praticada por santos, profetas e sábios. Estes ensinamentos foram trazidos à era moderna pelo imortal Mahavatar Babaji Maharaj, em 1861, que os transmitiu a Lahiri Mahasaya, um pai de família indiano, que se tornou um mestre realizado. Foi trazida para o ocidente na década de 20, por Paramahamsa Yogananda, autor do livro “Autobiografia de um Iogue” e discípulo direto de Swami Shriyukteswar. Swami Shriyukteswar recebeu os ensinamentos de seu mestre Lahiri Mahasaya. Ou seja, o Kriya Yoga segue uma linhagem de mestres realizados, cujos ensinamentos são transmitidos unicamente do mestre para o discípulo.

Conheça a Linhagem dos Mestres

mestresKriya

O atual líder espiritual dessa linhagem é Paramahamsa Prajnanananda, sucessor de Paramahamsa Hariharananda treinado e preparado pessoalmente por seu mestre durante 22 anos para manter acesa a chama dos ensinamentos do Kriya Yoga. Professor de economia, escritor, radiante em sua brilhante sabedoria, sempre jovial e satisfeito com o sacrifício abnegado da vida silenciosa e reclusa de um monge, Paramahamsa Prajnanananda tem viajado incessantemente ao redor do mundo para divulgar a mensagem do Kriya Yoga a todos os que buscam a liberação. Ele criou o “Hariharananda Balashram”, um internato-escola para crianças pobres e órfãs, em Arua, próximo a Pattamundai, a sua cidade natal. É presidente das Organizações Internacionais Kriya Yoga, e sempre que pode vem visitar seus filhos espirituais do Brasil, deixando sempre sua mensagem de amor por onde passa.

kriya

Quer fazer parte desse grupo? 

O Instituto Kriya Yoga São Paulo, filiado ao Kriya Yoga Institute, com sede em Homestead, Flórida, é uma entidade jurídica não sectária e sem fins lucrativos. Tem como objetivo divulgar os ensinamentos do kriya yoga seguindo a linhagem de Paramahamsa Hariharananda e as diretrizes das Organizações Kriya Yoga, presidida por Paramahamsa Prajnanananda. Por enquanto, não há sede no Brasil. Os eventos são montados em espaços alugados, em função das visitas dos Mestres ao país, com a colaboração de praticantes que trabalham voluntariamente para proporcionar a outros a oportunidade que tiveram: ter acesso aos ensinamentos do Kriya Yoga.

Em outubro de 1998, formou-se o primeiro grupo de kriyavans no Brasil, em Brasília, com 87 iniciações e, em fevereiro de 2000, na cidade de São Paulo. Desde então, a cada visita anual dos monges e/ou acharyas ao Brasil, o número de kriyavans só tem aumentado, atraindo pessoas de todos os estados e até de fora do país. Hoje são mais de 3.000 pessoas iniciadas pelo Kriya Yoga Institute no Brasil.

Veja comentários (6)

Deixe uma resposta

Vá para cima