O que define a identidade da tua alma?

Por Lara Lobo*

Nas últimas semanas, venho sonhando, recorrentemente, com a perda de meu passaporte. Viajante que sou, talvez pudesse interpretar os sonhos como um sinal a ficar mais alerta aos meus documentos durante minhas andanças pelo mundo.

Refletindo um pouco mais profundamente, porém, acerca do significado da angústia que sentia ao perder meu passaporte, chego a algumas ponderações relativas à minha própria identidade.

As primeiras perguntas que me faço são:

– O que um documento com os meus dados civis e minha fotografia realmente dizem a meu respeito?

– Quanto tenho usado minhas “identidades sociais” para esconder a minha autenticidade?

– Quais são os medos que existem de perder as “máscaras” e me achar em um espaço de plena vulnerabilidade?

– Quanto de minha identidade pública revela minha verdadeira essência, com minhas luzes e sombras?

Todos esses questionamentos me levam a elucubrar acerca das muletas que eu e muitos de nós usamos para definirmos quem somos.

Diante da perda de um documento que convencionalmente revela minha suposta identidade, vi-me (no sonho e na vida real) desnuda, frágil, vulnerável. Tive de buscar internamente aquilo que de fato representa quem sou.

Sem me identificar com a aparência que projeto, com minhas características fenotípicas, com meus “títulos” e papeis sociais, restou-me somente reconectar-me com o mais profundo da minh´alma, para revelar ao mundo aquilo que perfaz meu espírito.

Ao abrir espaço para a voz do coração, escuto que sou amor; sou uma alma feminina vibrante, entusiasta, alegre, curiosa, amorosa, que somente se enxerga plena e realizada ao partilhar seu amor e suas experiências com outras almas em evolução.

Para ser e expressar tudo isso no mundo, não preciso de nada que não esteja dentro de mim.

E você? Quem é você, para além do que suas identidades externas projetam?

Em frente ao espelho, olhe-se nos olhos e se reconheça em sua essência. Não há nada fora de você que possa definir a identidade da sua alma. Você É aquilo que faz pulsar seu coração.

*Lara Lobo é uma diplomata em licença, vivendo um ano sabático na Austrália. Também é Coach Ontológica, escritora, professora de Yoga e apaixonada por desenvolvimento humano.
Instagram: @laralobom

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?