Lendo agora
O Litoral da Croácia de Barco e Bicicleta – por Catherine von Buettner

O Litoral da Croácia de Barco e Bicicleta – por Catherine von Buettner

Nowmastê

Que tal uma viagem que combina bike e barco na Dalmácia, incrível litoral da Croácia?  Saindo de Split é possível percorrer de barco algumas das ilhas mais charmosas e famosas, que além da beleza natural, nos apresenta muita história. O barco leva as bikes para que seja possível conhecer os pontos mais incríveis de cada uma das ilhas visitadas além de mais algumas atividades como rafting, caiaque, snorkeling, degustações e muito mais. Entre os destaques estão praias de águas cristalinas, vinhas, bosques de pinheiro, ilhas com vilas históricas, aldeias antigas e Mljet National Park, um parque de natureza mediterrânea exuberante.

croacia

Split é uma das cidades listada como patrimônio mundial pela UNESCO onde se encontra uma abundância de mostras da arquitetura romana, como o Palácio de Diocleciano.

Split

No passeio de barco vale a parada na ilha de Brač para depois um providencial pernoite na pequena aldeia de Milna.  Passear pedalando até o topo da colina passando por amoreiras, figueiras, pinhais, olivais e vinhedos também é um programa e tanto.  E a vizinha ilha de Hvar na descida para a praia de Bol é de tirar o fôlego, vale o esforço da subida. Em Bol pode-se ver a praia Golden Horn, que fica a 2,5 km de distância.

ilha de brac

A ilha de Hvar é acima de tudo, famosa por seus campos multicoloridos de alecrim e lavanda. É conhecida como a nova “St. Tropez” européia, pelas marinas, hotéis, bares e restaurantes que concentram o agito moderno. O passeio de bicicleta leva-nos através de campos e vinhedos a pequenas vilas.

island-hvar-town-gallery-007

Starigrad é uma das mais antigas cidades da Croácia, que remonta a 385 AC quando era uma colônia grega chamada Faros. No caminho para Hvar passamos por aldeias de Grablje, um lugar conhecidos por seu vinho de alta qualidade, mel, azeite e lavanda; e depois Brusje, a mais próxima vila de Hvar. Em Hvar você pode subir ao Španjol, uma fortaleza construída ao redor de um castelo medieval, construído para defender a cidade dos turcos.

orsula_park5-220711_970

Outra ilha é Korčula que tem a vegetação mais abundante no Adriático. Seu antigo nome grego Korkyra Melaina foi dado especialmente devido à quantidade de pinheiros e madeiras presentes ali. Os jardins isolados de ciprestes são especiais e, juntamente com Veneza, a cidade proclama ser o local de nascimento de Marco Polo, o que explica o seu nome por toda parte. Para quem quer chegar de bicicleta até lá (a partir de Vela Luka), já deve ter uma certa experiência no pedal, pois é um trajeto movimentado.

korcula-island-dubrovnik-hrd120

Em Lastovo,  é melhor deixar o pedal e aproveitar para relaxar, pegar seu snorkel e ver de perto as preciosidades das águas adriáticas. O azul profundo do mar se confunde com o azul do céu, e a luz do dia deixa a água completamente transparente. Um passeio pela vila preservada é um convite a conhecer mais da cultura local.

Lastovo

A ilha de Mljet, também conhecida como Ilha do Mel e o  Parque Nacional Mljet é uma área de charme único com dois lagos salgados interligados – O Grande Lago cobre uma área de 145 ha, com uma profundidade até 46 metros e o Pequeno Lago tem uma área de 24 ha e uma profundidade máxima de 29 m. Há uma ilhota num dos lagos, onde no século XII foi criado um Mosteiro Beneditino completamente isolado rodeado por florestas de pinheiros e carvalhos.

day-3-croatia-national-park-mljet-jpg

Dubrovnik, a incrível cidade classificada pela UNESCO como Patrimônio Mundial tem, em sua parte antiga imponentes muralhas e fortificações que guardam dentro de si reminiscências arquitetônicas que vão da Idade Média ao Renascimento, por onde se pode passear e almoçar nos charmosos restaurantes espalhados pelos passeios centrais. 

Dubrovnik-2

Quer conhecer esse e outros destinos fantásticos com o olhar de Catherine von Buettner? Acesse o seu blog.

cathy2

Catherine von Buettner é reponsável pelo blog Meu Mundo Viajando e faz roteiros personalizados para todos os gostos e bolsos. 

Twitter catherinevbl
 

 

 

Vá para cima