O inverno e seu Kapha – Ayurveda

O Saúde Elementar é um projeto do casal Andreas Bruno, professor e terapêuta ayurvédico e Maíra Salomão, naturóloga e psicoterapêuta, juntos eles criam cursos e retiros de Ayurveda e Psicologia Integrativa.

No Instagram do Saúde Alimentar tem sempre uma pílula e outra com dicas para o bem-estar.

Olha aqui essa sobre os desequilíbrios que o Inverno pode causar:

A temperatura fria de inverno chegou e a falta de Sol que estamos vivendo são agravantes naturais de Kapha*. Já podemos perceber que algumas pessoas estão sofrendo com Kapha agravado.

Estes desequilíbrios geralmente se apresentam como: muco nas vias aéreas, constipação nasal, sinusite, dor de cabeça, peso no corpo, lassidão e falta de vontade, tosse com expectoração, falta de concentração, sono excessivo, salivação excessiva, náusea. Sintomas tipicamente Kapha.

Até aqui nada de mais, sintomas típicos de uma gripe gostosa de inverno. O problema de deixarmos esse processo de agravação de Kapha continuar durante todo o Inverno é que a Primavera vai chegar. E tudo indica que também será uma primavera de alta intensidade. Nas mudanças de estação o dosha Vata desequilibra e leva qualquer outro Dosha que esteja desequilibrado a circular pelo corpo, neste caso Kapha. É neste processo que vemos as manifestações mais fortes do desequilíbrio de Kapha, pois ele entra em contato, na sua forma agravada, com todos os tecidos do corpo. Crises de asma, bronquite, pneumonia, febres que demoram para passar, queda da imunidade, falta de força e indigestão são alguns dos sintomas dessa nova fase.

Bom, tudo isso para dizer que é importante não deixar o Kapha agravar no inverno.

É muito mais simples não deixar ele desequilibrar do que entender como ele desequilibra, prometo!

Ações simples para serem tomadas:

  • mais exercício (sim, nesse frio)
  • menos doces, gorduras e alimentos pesados
  • mais pimenta, gengibre e todos os temperos aquecedores
  • mais chá, menos café com leite
  • quem puder, uma sauna de vez em quando é excelente também

Pra esse tempinho frio, essas são as minhas dicas, este texto foi feito há 6 anos atras e compartilhado com os pacientes, mas já que os invernos são os mesmos, aqui estamos nós denovo.

Andreas Bruno

*No site do Saúde Elementar você consegue saber direitinho quais são as características de cada Dosha (biotipos da Ayurveda) e o que acontece quando cada um deles está em desequilíbrio.

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?