Lendo agora
O autoconhecimento através da Yoga

O autoconhecimento através da Yoga

Nowmastê

Por Babi Minamoto (Acharya Prerna)*

Babi MinamotoVivemos cada dia com muitas atividades e pensamentos e não paramos para refletir se tudo o que estamos fazendo está nos trazendo um estado de satisfação interna. Nem sempre somos conscientes de que a vida que levamos foi escolhida por nós, e não somos capazes de perceber os altos e baixos emocionais que temos ao longo do dia.

Comecei a praticar yoga para compensar o ritmo intenso de trabalho que vivia. Até então, as práticas me ajudavam a relaxar, e eu ainda desconhecia que a yoga poderia me ajudar a ver tudo o que levo dentro de mim: inseguranças, raiva contida, desejos, contradições…

A yoga, como ciência de autoconhecimento, está disponível para qualquer pessoa que queira ser consciente do momento que vive. Para conhecer a si mesmo é preciso atuar em todos os aspectos que interferem na nossa existência: físico (nosso corpo, onde habitamos), psíquico (nossas emoções e toda manifestação química do corpo) e energético (nosso nível de compreensão das coisas).

Olhar para dentro, identificar a nossa real sensação interna (sem interferência da mente) e saber que temos o poder de corrigir o rumo da nossa vida é um processo contínuo de autoconhecimento que requer disciplina (em yoga, chamamos “Sadhana”).

É preciso ter disposição para encarar nossos ruídos internos, nossas auto-sabotagens e, principalmente, o que não queremos ver em nós mesmos (sim, ver nosso lado mais escuro gera resistência ao longo do caminho).

Por isso, a presença de um Mestre é importante para nos guiar no processo de crescimento. Alguém que, ao mesmo tempo, nos desnuda em nossas fraquezas, e potencia nossas forças para seguirmos crescendo. Mas, é claro, disciplina e força de vontade depende de cada um.

Um autêntico mestre Yogui é um profundo conhecedor das leis naturais e da mente humana. O processo de crescimento através de Shri Vivek Yoga (Coach de Yoga) integra o aluno e as técnicas milenares transmitidas pelos mestres, facilitando a aplicação da sabedoria no nosso dia a dia.

 Mestre Shri Guruji Swami Vivekananda
Mestre Shri Guruji Swami Vivekananda

Yogui Jivan Vismay
Yogui Jivan Vismay

Neste processo, vamos eliminando tudo aquilo que não necessitamos para tornar nossa vida mais satisfatória e feliz, livre das toxinas físicas e mentais.

Shri Vivek Yoga inclui conhecimentos de Ayurveda, prática de hatha-yoga, Kundalini e Tantra. Somados ao desenvolvimento do intelecto (Vivek), através de Ghyan Yoga, tornam o processo de autoconhecimento completo, onde cada um vive sua própria experiência e, por isso, será capaz de orientar outras pessoas no uso terapêutico da yoga.

Qualquer assunto relacionado à vida (relações, trabalho, dinheiro, ansiedade, emoções, etc.) pode ser trabalhado durante o processo, com o objetivo de ser solucionado.

A experiência é aberta a qualquer pessoa que esteja buscando se conhecer melhor. Não é necessário haver praticado yoga antes.

Shri Vivek Yoga ajuda a limpar, despertar e potenciar a energia natural existente em cada ser, em benefício de si próprio e de todos, trazendo o tão desejado equilíbrio vital que buscamos.

Babi Minamoto

*Babi Minamoto é Coach de Shri Vivek Yoga, formada pelo Nirkpesh Sannyas Ashram (Índia) e Centro Shri Vivek Yoga (Barcelona). Terapeuta Ayurvédica, coordena as atividades de Shri Vivek Yoga no Brasil, com a colaboração do Yogui indiano Jivan Vismay.

Contato: [email protected]

Veja comentários

Deixe uma resposta

Vá para cima