A natureza da tristeza

Swami Dayananda, Swamiji, via Casa Jambū

Pergunta: Swamiji, qual é a natureza da tristeza? Uma pessoa sábia sente tristeza?

Swamiji – A tristeza é algo que acontece quando você é colocado numa situação onde alguma dor está envolvida. A tristeza vem e vai pois as situações, acompanhadas por alegria e tristeza, sukha / duḥkha, vêm e vão. Sukha–duḥkha são parte do todo. Embora possam surgir a qualquer hora, não afetam a pessoa que tem esse conhecimento. Sukha, naturalmente, é nós mesmos e Duḥkha pode vir, mas não tem domínio sobre a pessoa, porque não mais existe uma confusão. O pensamento apenas ocorre. A pessoa não tem nenhum controle sobre os pensamentos que surgem, nem há qualquer necessidade de controlá-los.

A pessoa que compreende o que é real, simplesmente permite que os pensamentos ocorram. Pensamentos vêm e vão automaticamente. Nenhuma ação é necessária de nossa parte. Os sentimentos manifestam-se como pensamentos e esta é a única realidade que têm. Fome e sede também pertencem à mesma ordem de realidade da mente – uma realidade empírica. Uma pessoa sábia também experiencia fome e sede, assim como emoções, mas ela sabe que porque elas têm apenas uma realidade empírica, não afetam sua plenitude. Tal pessoa sabe: “Tudo isto sou eu, mas eu sou mais do que tudo isto”. Tudo o que acontece, acontece. Esta é a visão. Desse modo, de que maneira a mente é, de alguma forma, diferente do corpo físico? Assim como o corpo tem de ser banhado e alimentado todos os dias, passar por dores, doenças e tudo mais a que está sujeito, assim também a mente. A mente pode ter seus pensamentos, mas eles são, todos, anulados para uma pessoa que tem a visão total.

Quando os pensamentos vêm, não há nada para segurá-los. De qualquer modo, nenhum pensamento permanece por muito tempo. Um pensamento é momentâneo: ele vem e vai. Mas pode haver uma consistência no pensamento desde que, naturalmente, nós o sustentemos. Conhecendo a natureza do que é real, o sábio não sustenta pensamentos de tristeza.

Artigo retirado do site www.vidyamandir.org.br

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?