Lendo agora
Mindfulness a todo momento

Mindfulness a todo momento

Avatar

Por Luiza Camargo*

mindfulness

Mindfulness, estar plenamente consciente, pode ser praticado a todo momento e em diversos locais do seu cotidiano.

Quantas vezes nos tornamos ansiosos pelos nossos pensamentos?

Estamos a caminho do trabalho e já pensando em todas as tarefas a fazer, as reuniões, como vou dar conta de tudo…e antes de chegar ao trabalho já estamos ansiosos.

Se ao invés de criar essa ansiedade antes, você puder ir desfrutando do trajeto ao escritório, percebendo sua respiração, seu corpo, as árvores que estão no caminho…viver o momento presente. Ao chegar no escritório começar a planejar seu dia, suas tarefas, reuniões e como ajustá-las. Com essa ansiedade a menos, teremos mais clareza para nos organizar.

Ao aproveitar para experimentar estar ciente do momento presente é muito libertador e reconfortante. Abre um caminho para diminuir o estresse e a ansiedade que a rotina promove, aumentando a paz de estar no presente.

Thich Nhat Hanh, em seu livro A Arte de Sentar, descreve:

“É ótimo termos um local silencioso para nos sentarmos, em casa ou no local do trabalho. No entanto, é possível sentar-se de maneira consciente em qualquer lugar. Caso esteja no trem ou no ônibus, indo para o trabalho, saiba que esses lugares são excelentes para a prática. Em vez de pensar em seus projetos, colegas ou lista de afazeres, você pode desfrutar da prática inspirando e expirando para liberar a tensão do seu corpo e oferecer à sua mente uma pausa entre tantos pensamentos. Você poderá criar uma sala de meditação no ônibus ou no trem. Aproveite seu tempo, onde quer que esteja, para se nutrir e se curar.”

Vamos praticar?

No Programa Cultivando a Paz – Mindfulness – vamos explorar essa prática e incorporar no seu dia a dia. Venha conhecer! 

Referência: Nhat Hanh, Thich. A Arte de sentar. Rio de Janeiro: Agir, 2015.

luiza camargo mendes

*Luiza Camargo Mendes é nutricionista (CRN 3 – 21165) e acredita na união da Nutrição, Mindful Eating e Meditação. O alimento é um veículo para nutrir o corpo e a mente e, também um reflexo de como lidamos com nossas vidas. Na sua trajetória é pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento e com especialização em Nutrição Desportiva. Realizou o treinamento em Mindful Eating-Conscious Living com Jan Chozen Bays e Char Wilkins pela UCSD e Estratégias de Mindfulness com Janchub Reid pelo MTI.

Contatos:
www.luizacamargo.com.br
[email protected]

Vá para cima