Meditar na Escola – Projeto leva meditação a alunos e professores de escola pública em São Paulo

A paulistana Giulianna Correia é a responsável pelo projeto Meditar na Escola da Escola Estadual Princesa Isabel, que começou, há 5 anos, de forma voluntária e, hoje, com apoio da ONG Brasil 2050 (grupo liderado por empresários e executivos que fomenta projetos na área da educação) incorporou a meditação à rotina escolar.

O projeto oferece semanalmente sessões de meditação em grupo para os alunos do ensino fundamental entre 11 e 15 anos e para os professores. A prática é semanal, livre (ou seja, voluntária) e tem uma duração de 30 minutos. “Em cada sessão temos cerca de 30 alunos que aprendem técnicas de respiração, tomam consciência de seu corpo, de suas emoções e de seus pensamentos”, explica Giulianna.

Além das práticas livres, em 2019, a pedido dos alunos foi criado o Clube da Meditação que promove encontros mais longos, onde os alunos podem aprofundar seu conhecimento e prática.

O Meditar na Escola contempla ainda os professores da Princesa Isabel, que também praticam meditação com a professora Giulianna uma vez por semana. “Este trabalho é igualmente importante, pois os professores têm que lidar com uma carga de estresse emocional muito forte, afinal, são centenas de alunos cheios de energias, emoções e diferentes desafios.”

“Meditar promove o autoconhecimento,  reduz a ansiedade e, naturalmente, conduz o praticante a um estado de calma, muito necessário e bem vindo ao dia-a-dia na escola.”

O resultado é formidável e você pode conferir nessa reportagem do Globo Repórter que que foi ao ar este mês. – https://globoplay.globo.com/v/7815347

Siga o Meditar na Escola no Instagram - @meditar.na.escola - e no Facebook - Projeto Meditar na Escola.

					

Um Comentário

  1. Cláudia Aparecida Miranda de Morais diz:

    Divino!! Quero trazer pra minha cidade esse projeto que acredito possa trazer grande efeito positivo !

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?