Lendo agora
Meditando com o Eneagrama

Meditando com o Eneagrama

Avatar

Praticar a meditação é cuidar do que há de melhor em nós.

Por Thianne Martins*

As 9 energias essenciais de cada eneatipo.

Na tradição dos terapeutas alexandrinos, também conhecidos como Terapeutas do deserto, ter uma vida saudável, alegre e equilibrada vinha do cuidado com os seguintes aspectos:

  • Basar, soma ou a dimensão corporal: cuidar do corpo;
  • Nephesh ou a dimensão psíquica: cuidar da mente;
  • Nous ou consciência: a dimensão da psique em paz;
  • Pneuma ou sopro: a dimensão espiritual.

Para os Terapeutas do deserto, a saúde plena acontecia quando corpo, psique e consciência permaneciam habitados pelo sopro divino e, desta forma, expressando na vida, a sua essência divina.

“A tarefa primordial para os terapeutas era cuidar, já que é a natureza quem cura.” Roberto Crema expressa, nesta frase, aquilo que acolhi como missão de vida e algo que tenho como crença profunda.

Escolho ser terapeuta a partir do momento em que acredito plenamente no potencial curativo da natureza daquela pessoa que se apresenta a mim. O que eu faço é cuidar.

Mas, nesta frase há algo mais. Há algo que diz que um dos trabalhos que temos na vida é nos tornarmos terapeutas de nós mesmos, cuidando dos aspectos que oferecem a oportunidade de nossa própria natureza curar aquilo que precisamos. Ninguém sabe melhor sobre você do que você mesmo.

E a meditação é o primeiro passo para que nosso terapeuta interno se apresente.

Pensando nos aspectos acima, quando meditamos e vamos diminuindo o volume dos nossos pensamentos, silenciamos… e nossa mente, a dimensão psíquica, fica com espaço aberto para nos mostrar o que está acontecendo conosco.

Talvez o corpo tenha pontos de tensão, aquela dorzinha no estômago decorrente do stress, a ruga na testa de preocupação… E passamos a perceber… Emoções que talvez não gostemos, mas com as quais aprendemos a conviver, sem prestar atenção…

Os hábitos arraigados que nos aprisionam, os medos… Dar espaço para que o corpo fale pode nos trazer o ponto mais importante a cuidar neste momento.

Mente silenciosa nos coloca em contato com um lugar de paz, de estabilidade interna, de um relaxamento que vai além do físico, como que uma entrega à vida do jeito que é, com toda simplicidade e ao mesmo tempo, com toda a sua divina beleza. A consciência aí se apresenta, trazendo mais paz, mais energia, mais disposição para realizações positivas.

E, por fim, a meditação nos conduz ao contato com nossa essência, com nosso espírito, com a dimensão mais pura de nós, que traz uma missão divina a expressar nesta Terra.

E o Eneagrama? O que tem a ver com tudo isso?

Os fundamentos do Eneagrama eram utilizados pelos Terapeutas do deserto, que viveram na época de Cristo, na região de Alexandria, como forma de nos colocar em contato com nossa essência, com nossa natureza.

Meditar com o Eneagrama traz as energias da essência de cada um dos tipos mais presentes no nosso dia-a-dia!

Você pode simplesmente sentar-se confortavelmente, respirar profundamente algumas vezes, olhar a figura por alguns instantes e sentir, escolher a energia do Eneagrama que você quer nutrir no seu dia!

São 9 energias da essência e todos nós as temos! É só nutrir! Colocar sua atenção na energia escolhida e mentalizar como você deseja que ela se expresse em você neste dia!

Você pode levar consigo a figura e usa-la como uma âncora para lembrar-se de estar presente, de parar por um minuto e prestar atenção a si mesmo. Pode relembrar da essência escolhida enquanto caminha ou se exercita, ou chamar a sua energia em momentos de tensão.

Nutrir a meditação é nutrir o seu terapeuta interno! Nutrir sua essência é expressar o seu melhor, pra você e para o mundo.
Boa meditação!

*Thianne é terapeuta, coach sistêmica, especialista em Eneagrama e Psicologia Transpessoal. Tem como missão de vida cuidar de pessoas, para que realizem as transformações que desejam em suas vidas e relações e tornem-se líderes de si mesmos, vivendo com inteireza e plenitude,

Atende individualmente e ministra cursos de Eneagrama para grupos e equipes de empresas.

Seu trabalho é cuidar de pessoas, através do coaching sistêmico, terapias, grupos de meditação, práticas e cursos de Eneagrama e da cuidadoria, uma organização de educação experiencial, voltada a transformar os ambientes através das relações!

É sócia da cuidadoria, empresa que desenvolve pessoas e equipes e líderes para relações mais harmônicas, criativas, produtivas, com propósito e bem-estar.

Estudou Psicologia Transpessoal na Associação Luso Brasileira de Transpessoal, Master Coach, Mentor e Counselor, Eneagrama e suas aplicações com indivíduos, grupos e organizações, Futuro e Novas Economias, Empreendedorismo Criativo, entre outras ferramentas. Estuda Arteterapia e terapia com mandalas.

Contatos:
Telefone: (11) 9 4887 0841
E-mail: [email protected]
Redes sociais: Facebook, Instagram.

Referência bibliográfica deste texto: Leloup, Jean-Yves. Cuidar do ser: Fílon e os terapeutas de Alexandria. 15. ed. — Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

 

Veja comentários

Deixe uma resposta

Vá para cima