Meditação SO HAM

Por Cristiana (Titi) Dias Baptista*

Com dedicação e disciplina estou construindo dia-a-dia uma prática regular de meditação. Nos dias que percebo que minha mente está agitada e vai me dar mais trabalho uso alguns recursos para acalmá-la. Às vezes é o borrifar de uma essência que me traz paz e tranquilidade, às vezes é a mentalização de um mantra. E um dos que mais tenho usado é o SO HAM.

Assim como OM, o mantra SO HAM tem várias conotações. A sua tradução literal do sânscrito é “eu sou ele/isso”, onde ele ou isso se refere a toda criação. Entoar ou meditar “SO HAM” nos oferece a oportunidade de focar a mente pensante no mistério da nossa existência e na nossa conexão com o todo.

A execução deste mantra/meditação é tranquila para iniciantes, pois ele acompanha o nosso processo de respirar e isso facilita muito a sua entoação. Na inspiração dizemos SOOOO, que é a essência da criação; e na expiração, HAM, eu.

Na meditação o mesmo acontece, mas apenas mentalmente.

É dito que significado de SO HAM não pode ser entendido apenas pela leitura das palavras, ele deve ser compreendido através da sua prática. Então, bora praticar. ;-)

Ah, achei esse vídeo no YouTube que pode te ajudar. Nele está também o mantra OM.

 

*Cristiana é economista e jornalista, atualmente é as mãos, os braços e o coração por detrás do Nowmastê. Buscadora, nas horas vagas seu maior prazer é viajar e contar histórias. 

Um Comentário

  1. excelente indicação do canal no youtube. Obrigada, Titi!

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?