Lendo agora
Meditação para soldados em Bragança Paulista

Meditação para soldados em Bragança Paulista

Nowmastê

Por Roberta Azulay, terapeuta holística do Centro Madre Tierra

Hoje o dia começou diferente para os 97 atiradores do Tiro de Guerra de Bragança Paulista. Às 7hrs da manhã, sentávamos todos, eles organizados em meia lua e eu de frente para eles, para meditarmos.

A ideia surgiu há algumas semanas, enquanto passávamos em frente ao TG. Depois de relembrar algumas estórias vividas na época em que serviu o Tiro de Guerra, meu marido disse que seria de absoluto proveito para aqueles jovens aprender a meditar e na hora pensei – é claro! Para eles e para todos ali. Terra fértil para plantarmos sementes.

Conversamos um pouco mais sobre o assunto e logo o projeto começou a tomar forma – a meditação é o caminho. Jovens de 18 anos que adentram num sistema disciplinar rigoroso e estão em ponto de ebulição internamente. estudos, trabalho, família, Serviço Militar. É tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo… e o que precisam para atravessar esta ponte juvenil de forma proveitosa e plena é conhecer suas emoções e direcionar seus pensamentos. Calma, paz na mente, alegria, saúde, mais energia, relacionamentos positivos e satisfação, e acima de tudo, é preciso que estejam presentes, que saibam estar no que chamamos de “Agora”.

soldados

Então, entramos em contato com o subtenente, que nos recebeu com prontidão e abertura para o desenvolvimento do projeto, que basicamente consiste em levar a meditação para os jovens atiradores, de forma simples e comprometida. No primeiro momento, as meditações tem uma duração curta e logo estendemos mais o tempo do exercício. Práticas respiratórias e algumas breves palavras sobre a importância do despertar da consciência também fazem parte dos encontros, bem como a preparação dos Cabos (responsáveis pelos grupos de atiradores) para a condução da prática diária, a fim de que a meditação se torne parte da rotina do Quartel. Bom, mas isso faremos num segundo passo, devagar as coisas vão se implantando. O melhor foi escutar o “sim” do Subtenente e do Sargento, e ver que eles acreditam e apoiam a iniciativa.

Quanto chegamos, estavam todos organizados e sentados, e entre uma breve explicação e outra, cada um encontrava sua posição de maior conforto e começava a seguir as conduções de respiração. Alguns rostos atentos, outros nem tanto. O que importa é que estávamos ali e eles também, e algo magico ali se realizava, todos juntos.

Acreditamos que este é um movimento de grande valor tanto para os jovens quanto para a sociedade como um todo. Não é de hoje que falamos sobre a importância da conscientização social com relação ao auto-conhecimento e a educação emocional, mas é de hoje que sabemos que isto é uma medida urgente a ser tomada. Recentemente tivemos a oportunidade de participar de um pequeno projeto inovador na escola Maria José Moraes Salles aqui em Bragança, e mesmo sendo um movimento menor, a importância foi grandiosa. Abrir as janelas de novas possibilidades, apresentando um mundo mais integro, autêntico e real aos nossos jovens, é como soltar mil balões de esperança. Nosso sistema está doente e é preciso repaginar e resignificar muita coisa, abraçar o que há de importante em cada movimento e então tomar um novo rumo, percorrer novas rotas e assim ampliar a visão e a consciência, pois somente desta forma chegaremos em um outro lugar, melhor e mais amável de se viver.

buda

Não é suficiente que os soldados estejam preparados apenas fisicamente, é vital que a mente esteja em forma, que estejam munidos de presença, com a farda física e a armadura mental. Enfatizamos que a prática da meditação no meio militar é poderosa, mas só funciona se for exercida diariamente, similar ao exercício físico. As relações pessoais e o ambiente se harmonizam, e todos se beneficiam com isso.

O serviço militar entrega aos atiradores valores elevados e muita disciplina, que aliados ao poder da meditação, podem transformar realidades. O resultado será atiradores mais dedicados e centrados, jovens mais saudáveis e cidadãos mais íntegros. Uma comunidade mais rica em valores, um país mais estruturado e uma pátria mais respeitada.

Nós, do Centro Madre Tierra, estamos muito felizes e agradecidos por dar mais um passo em direção do que acreditamos e poder realizar um novo projeto dos tantos que almejamos.

Seguiremos “plantando sementes”.

www.centromadretierra.com.br

Vá para cima